EXCESSO DE AÇÚCAR E SAL PREJUDICA A SAÚDE E O SHAPE
13/08

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Excesso de sal e açúcarJá parou para pensar em quanto sal e açúcar você consome por dia? O brasileiro costuma exagerar, ingerindo diariamente o dobro do indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O consumo de sal diário indicado pela OMS é de 5 a 6 gramas por dia. No Brasil, o consumo médio é de 10 g/dia. Já no caso do açúcar, a quantidade máxima por dia que pode ser consumida é 10% das calorias totais, o equivalente a 50 g em uma dieta de 2 mil calorias.

Não é de hoje que ouvimos falar que o excesso de sal e açúcar traz prejuízos à nossa saúde. Muito sal pode causar doenças como hipertensão arterial, além de problemas cardiovasculares e nos rins, devido ao aumento da glicose e da retenção de líquidos no corpo. Muito açúcar pode causar o acúmulo de gordura, à obesidade e a diabetes.

O excesso de ambos prejudicam sua saúde e o seu shape. “Cortando o sal pela metado do seu consumo diário, você diminui a retenção de líquidos e faz com que o esvaziamento gástrico seja mais rápido e melhor”, explica o professor Marcos Pudo, da Trainer. “Menor consumo de sal diminui o tamanho das células adiposas e minimiza a aparência de ‘casca de laranja’”.

Comer um doce pode até trazer uma sensação de prazer, já que o açúcar contém substâncias que estimulam o cérebro a produzir serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, porém, o açúcar simples é rico em calorias e pobre em nutrientes.

Em excesso, além do acúmulo de gordura no corpo, ele também sobrecarrega o pâncreas para produção de insulina, que mantém os níveis de glicose controlados no sangue. Essa deficiência pode levar ao diabetes tipo 2.

Por tudo isso, que tal diminuir o consumo de sal, doces e gordura da sua alimentação? Seu shape e sua saúde agradecem!


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