VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?
06/02

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Não importa o tipo de exercício, depois da academia, sempre bate aquela “fominha”. Mas, não pense que só porque você queimou calorias pode sair fazendo extravagâncias culinárias. É preciso manter a moderação e sempre comer alimentos saudáveis. E, mais ainda, é preciso ficar de olho no que é mais indicado para ingerir antes e depois da prática de atividades físicas.

O professor Marcos Pudo, da Trainer, deu dicas para os praticantes de qualquer modalidade. E ainda alertou: deixar de comer dá fome e não emagrece.

“Quem não come direito entra em fadiga, o corpo perde a coordenação motora, o que influencia na sua capacidade técnica para executar o exercício e nos seus resultados. No programa FPM (veja mais aqui), falamos que quem sente fome não tem direito a escolha”.

A alimentação adequada é uma forte aliada para melhorar a performance e atingir os resultados esperados.

“Geralmente quem treina para queimar gordura come menos, pois pensa que tem energia sobrando. No começo, isso até pode funcionar, mas vai chegar o momento em que o corpo não terá energia suficiente para aumentar o rendimento nos treinos”, explica Marcos. “Quem tem pouca energia não consegue melhorar sua capacidade cardiorrespiratória e, consequentemente, não consegue melhorar nos treinos”.

Antes da prática de exercícios
Quem está se preparando para ir à academia deve comer carboidratos, preferencialmente frutas, que possuem frutose e líquido, sais minerais e vitaminas. Elas ajudam na prática da atividade, melhorando o rendimento. Algumas frutas, como a melancia, são absorvidas mais rápido pelo organismo, o que vai garantir menor energia. Já a banana, que oferece uma quantidade maior de quilocalorias, tem uma absorção mais lenta. 

“A fruta deve ser escolhida de acordo com o exercício que você vai praticar. Quanto mais rápida for a absorção do carboidrato, mais perto do treino você deve ingerir a fruta. O que não se deve comer antes do treino é qualquer tipo de gordura, já que ela demora mais para ser digerida e metabolizada, dificultando a absorção do carboidrato que seria usado como fonte de energia”.

Depois da prática de exercícios
Após o exercício é preciso repor as energias. Por isso, coma novamente carboidratos. E, 20 minutos depois, é a vez da proteína, seja em alimentos como frango, peixe e iogurte ou suplementos. O objetivo é restaurar as fibras musculares lesionadas durante o treino e aumentar as reservas de proteína dentro do músculo, aumentando a força para o próximo exercício.

Venha se exercitar na Trainer!


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