QUER PERDER PESO? FAÇA MUSCULAÇÃO
17/02

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Selo No Pain No Gain TRainer-01
Qual exercício é melhor para perder peso? E para definir músculos? Consigo reduzir medidas com ginástica ou natação? Para responder essas e outras questões, o blog da Trainer lança hoje uma coluna chamada No Pain, No Gain, com o professor Marcos Pudo.

A cada semana, ele dará dicas de alimentação, postura e orientações de como alcançar os objetivos com os diferentes tipos de treino oferecidos pela academia. E, ao final do texto, Marcos sempre dará a moral da história. Aproveitem!

O tema de hoje é: como perder peso com a musculação.

Grande parte das pessoas tem medo de fazer musculação e ficar “grande”, principalmente as mulheres. Mas saiba que isso é um mito. Para se ter ideia, uma mulher jovem tem aproximadamente 10% do total de testosterona que um homem jovem. Isso quer dizer que sua capacidade anabólica de aumento de massa muscular é dez vezes menor.

Considerando que um músculo tem densidade maior que a gordura, ao fazer musculação de forma intensa (mais pesada), você aumentará a massa muscular e também o gasto calórico durante o dia, o que te ajuda a emagrecer e diminuir gordura.

Como a gordura tem densidade menor que a massa muscular e, por isso, de três a quatros vezes mais volume, se você perder 3kg de gordura, todas as medidas corporais diminuirão.

Entretanto, existe a necessidade de um ajuste ou aumento gradual nas cargas de treinamento, que devem ser supervisionados pelo professor, juntamente com o aluno, considerando também a variabilidade de treinamento como fator motivacional.

Quem está começando a malhar, é sedentário ou ainda não está adaptado à musculação, deve treinar com carga e número de exercícios reduzidos, três vezes por semana. A medida que evolui a força e a hipertrofia, deve-se diminuir a frequência para dois treinos por semana para cada grupo muscular. Assim, o corpo é dividido em duas partes e o treino feito quatro vezes por semana.

Realidade
Um dos programas exclusivos da Trainer, o Forte porém Mulher (FPM) trabalha neste sentido. As participantes aumentam a massa muscular, mas perdem gordura. Recentemente, uma das participantes do FPM me procurou para mostrar os resultados. Em 10 meses de treino seu peso corporal não mudou, mas ela ganhou 6kg de massa muscular e perdeu 6kg de gordura.

O que me chamou atenção foi seu espanto ao dizer que a medida do seu quadril havia aumentado dois centímetros e sua cintura diminuído 15 centímetros!!

Moral da história: Tira a bunda do sofá e vai treinar!


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