ESTÁ GRÁVIDA? ENTÃO FAÇA PILATES!
10/04

RSB_HOME

Fazer pilates em aparelhos traz uma série de benefícios para as gestantes, tanto durante quanto após a gravidez, auxiliando na prevenção a diabetes gestacional, ansiedade e a depressão pós-parto.

“A palavra de ordem é gravidez saudável e o pilates é indicado por ser uma atividade de baixo risco e com vários benefícios. É claro que a prática de uma atividade física durante a gravidez precisa de um aval médico, que costuma liberar após o primeiro trimestre”, explica a professora de pilates, Francini Pires.

pilates-gravida

Durante a gravidez
O método auxilia na prevenção ou melhora da dor lombar, que acomete entre 50% e 80% das gestantes, principalmente nos últimos meses, quando a barriga está maior. Os exercícios para os membros inferiores ainda melhoram a circulação, diminuindo dores e inchaços nas pernas.

Além disso, fortalece a região abdominal e o assoalho pélvico prevenindo o afastamento do músculo reto abdominal, chamado de diástase abdominal, e aumentando a força para segurar o peso do bebê e a capacidade de estirar e relaxar durante o parto.

“O pilates trabalha a consciência corporal, fazendo com que a grávida perceba melhor suas dimensões. Melhora o equilíbrio, já que o aumento abdominal modifica o centro de gravidade da futura mamãe e ajuda a estabilizar as articulações que são modificadas por conta dos hormônios da gestação. Assim os músculos e articulações ficam fortalecidos, prevenindo as lesões”.

Parto
Como os exercícios trabalham com a respiração, os músculos do tronco são ativados e a postura corrigida. Assim, há melhora na sensação de cansaço, principalmente no último trimestre, e ajuda na preparação para a hora do parto, se for normal.

Pós-parto
O trabalho nos músculos do assoalho pélvico auxiliam ainda no pós-parto, uma vez que beneficiam a recuperação e cicatrização, a recuperação da qualidade muscular e previne a incontinência urinária, sem contar o fortalecimento dos membros superiores que é importante para os cuidados com o bebê e a amamentação.

“No pilates cada aluna tem suas particularidades e os exercícios serão propostos de forma individual, com acompanhamento adequado das professoras da Trainer, que estão preparadas para receber as futuras mamães”.

O Estúdio de Pilates da Trainer, onde são feitas as aulas em aparelhos, funciona nas duas unidades da academia – Mogilar e Alto do Ipiranga.


Deixe seu comentário

1000 RSC_CHARS_LEFT

Antispam RSC_REFRESH_CAPTCHA RSC_CAPTCHA_CASE_INSENSITIVE

Facebook
Instagram