MUDE SEU COMPORTAMENTE E TENHA MAIS RESULTADOS
12/05

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Selo No Pain No Gain TRainer-01A ciência tem evoluído muito nas análises dos aspectos comportamentais do ser humano, com estudos e livros sobre o tema. Nesses materiais foi constatado que o ser humano leva em média de 26 a 36 dias para adquirir um novo hábito. E de seis a dez dias para perdê-lo.

Baseado nisso, percebe-se a dificuldade que é incluir o exercício físico bem orientado em nosso dia a dia. Por isso, a frequência com que vamos à academia semanalmente faz diferença no sucesso de incluir esse hábito na rotina e também nos resultados. Dessa forma, treinar com mais frequência é bem mais importante do que treinar pouco com mais intensidade.

Vamos usar de exemplo uma mulher que faz musculação e frequenta a academia uma vez por semana. Fazendo os exercícios nos aparelhos leg press 45º e cadeira extensora, que são para o quadríceps, com quatro séries de dez repetições máximas. No leg press utilize uma carga de 150 kg (sobrecarga total 4x10x150kg = 6 mil kg) e na cadeira extensora 70 kg (sobrecarga total 4x10x70kg – 2,8 mil kg), terá levantado na sessão semanal 8,8 mil kg.

Se ela for à academia duas vezes por semana, intercalando dias de descanso para esse grupo muscular, o volume de carga levantado será 17,6 mil kg. Essa frequência de exercício diminui os estoques de glicogênio e proteínas acumuladas no músculo, permitindo uma alimentação com maior quantidade de quilocalorias, o que aumenta a força e a hipertrofia muscular e, como consequência, melhora a estética.

Na natação, com apenas uma sessão de treinamento por semana, o tempo de recuperação é muito longo e o benefício causado pelo estresse do exercício será perdido. Então, o tempo entre 48 e 72 horas favorece o desenvolvimento dessa capacidade cardiorrespiratória, além de a evolução motora ser bem maior. O mesmo ocorre nas atividades cíclicas como corrida e ciclismo.

Fora toda essa vantagem em relação aos resultados, a maior frequência de treinamento permite melhores níveis de adaptação, seja comportamental ou fisiológica.

Milagres
É muito comum pessoas que têm uma frequência muito irregular nos treinamentos. E, com isso, os resultados não aparecem, fazendo com que elas comecem a acreditar que os suplementos são milagrosos para aumentar a massa muscular e passam a utilizar remédios que diminuem o apetite ou aceleram o metabolismo em repouso.

Como os resultados continuam não acontecendo, o valor da mensalidade da academia passe a ser um problema, porque ela aumentar os gastos com essas outras coisas. Na realidade, o erro está na frequência dos treinamentos, que é o recurso que dará resultados.

Moral da historia: Tira a bunda do sofá com mais frequência e vá treinar.


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