DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA O INVERNO
02/07

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Muitas pessoas não sabem, mas a melhor época para perder peso é no inverno, já que o  metabolismo corporal fica acelerado para manter o corpo aquecido. Por isso, a fome e a quantidade de alimento são maiores.

Essa é a hora de intensificar os treinamentos e dar início ao projeto verão. Mas de que adianta o metabolismo estar acelerado se a pessoa comer mais e de maneira errada?

Para manter a alimentação sobre controle, é importante fazer dois lanches intermediários para evitar o excesso de fome antes das refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), e outro antes de ir dormir.

O ideal é não pular refeições,  fazê-las em horários pré-determinados e não comer em frente à televisão de jeito nenhum – isso faz com que se perca a noção do quanto já consumiu.

Veja os alimentos mais indicados para consumo no inverno:

Frutas

Ricas em vitaminas e com poder antioxidante. Também contêm uma grande quantidade de fibras, fazendo com que o corpo se sinta satisfeito por mais tempo. Esse grupo inclui as frutas secas, como damasco e ameixa.

Fibras

O consumo de fibras traz saciedade, o que é importante nesses meses de mais fome. Invista em granola, nozes e castanhas.

Carnes

Carne bovina, peixes e aves são atraentes e podem ser preparados de maneira mais saudável, com pouca gordura.

Saladas

Se você pensou em se livrar delas só porque está frio, esqueça. Saladas mornas aonde as hortaliças são regadas com temperos quentes são uma ótima opção.

Hidratação

Apesar de suar menos no inverno, o organismo necessita ser hidratado durante o dia, ainda mais se for feita alguma atividade física. A hidratação é de extrema importância neste período, apesar da maioria das pessoas não sentir tanta sede.

Para quem gosta de sopas, a dica é deixar de lado as prontas – que são muito calóricas e contêm muito sódio - e fazer a sua própria com legumes, verduras e temperos naturais. Batatas, massa ou arroz podem ser acrescentados, mas com moderação.

No caso do chocolate quente, a opção é consumi-lo com leite desnatado e achocolatado light. As massas com molho branco ou creme de leite devem ser substituídas pelo molho tradicional de tomate. É menos calórico e contém menos gordura.

 

dicas de alimentação no inverno


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