TRAINER PARTICIPA DO MOUNTAIN DO VALE SAGRADO DOS INCAS NO PERU
23/05

RSB_HOME

Quem corre sabe que cada prova representa um novo desafio: cruzar a linha de chegada em um tempo menor ou percorrer um número maior de quilômetros. Há também desafios que exigem um pouco mais do corpo, entre eles, correr em grandes altitutes.

Pois foi em busca deste último desafio que o professor Marcos Pudo, mestre em fisiologia do exercício e proprietário da Trainer, embarcou para o Peru com a equipe Running the World - composta também por alunos da Trainer - para participar do Mountain Do Vale Sagrado dos Incas, realizado neste domingo (22/5). E é exatamente sobre isso que a coluna No Pain No Gain vai tratar esta semana.

Mountain Do Vale Sagrado dos Incas 1

Correr em grandes altitudes exige uma preparação diferenciada. Isso porque, ao correr em um local onde o ar é mais rarefeito, seu organismo terá dificuldade no transporte de oxigênio para os músculos, tornando mais exigente o esforço físico.

No Brasil, não há lugares mais altos do que 1.500 metros. Acima desta altitude, o corredor é obrigado a diminuir o ritmo de prova, pois o sistema de fornecimento de oxigênio fica prejudicado e a falta de fôlego aparece.

O Mountain Do Vale Sagrado dos Incas foi realizado no vilarejo de Huambutio, às margens do Rio Urubamba, localizado a 35 quilômetros de Cusco, com distâncias de 42 km, 20 km e 8 km. O percurso contou com altitudes que variam de 2.900 a 3.200 metros e um terreno variado, passando por trilhas, bosques, montanhas e estradas.

Mountain Do Vale Sagrado dos Incas 2

Só para vocês terem uma ideia do desafio, o tempo limite para conclusão da prova de 42 km era de 7 horas, e o da prova de 20 km, 3h30, o que dá uma média de 10 minutos por quilômetro. Neste tipo de prova, o esforço exigido é o guia para a estratégia do corredor, e não sua velocidade.

Os corredores da Trainer, mesmo os mais experientes, também participaram de um treinamento específico para a prova peruana. Como resultado dos treinos, nossa aluna Magda Cristina Oliveira conquistou o quinto lugar na prova de 8 km, terminando o percurso em 55m22seg.


Deixe seu comentário

1000 RSC_CHARS_LEFT

Antispam RSC_REFRESH_CAPTCHA RSC_CAPTCHA_CASE_INSENSITIVE

Facebook
Instagram