DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA A OBESIDADE MÓRBIDA INFANTIL
03/06

RSB_HOME

Vocês sabiam que 3 de junho é Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil? A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o combate à obesidade mórbida de crianças e jovens como um dos principais desafios para o século 21. No Brasil, o cenário é preocupante.

Dados do governo federal apontam que o percentual de crianças entre 5 e 9 anos com excesso de peso chega a 33,5% no país. Já na adolescência, o quantitativo é de 20,5%. A obesidade mórbida pode ser provocada por diversos fatores, desde uma alimentação rica em açúcares e gorduras, sedentarismo e aspectos genéticos.

De fato, se antes acreditava-se que uma criança gordinha era sinônimo de saúde, hoje já sabemos que as crianças com excesso de peso e taxas de colesterol elevadas têm mais chances de se tornarem adultos obesos e desenvolverem doenças como pressão alta e diabetes.

Para combater a obesidade infantil, é preciso incentivar mudanças de hábitos alimentares nas crianças. O Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, pode tirar uma série de dúvidas e dar algumas dicas sobre como deve ser a alimentação da criançada.

Além da alimentação, a prática de exercícios também é muito importante para o combate da obesidade infantil. Mas aqui é preciso tomar alguns cuidados. Para os pequenos que não treinam para ser atletas, o mais indicado é a prática de atividades como basquete, vôlei, futebol, natação, entre outras modalidades, mas sem fins competitivos.

Para se determinar o momento ideal de iniciar exercícios tradicionais dentro de academias, principalmente a musculação, é preciso analisar aspectos como desenvolvimento estatural e desenvolvimento ósseo para se prescrever um programa de treinamento. Na dúvida, consulte o médico da criança e converse com o instrutor da academia. Mas não deixe de incentivar a criançada a praticar uma atividade física.


Deixe seu comentário

1000 RSC_CHARS_LEFT

Antispam RSC_REFRESH_CAPTCHA RSC_CAPTCHA_CASE_INSENSITIVE

Facebook
Instagram