A RELAÇÃO DO IMC COM A SUA SAÚDE
13/06

RSB_HOME

Além da circunferência da cintura, o Índice de Massa Corporal (IMC) também é um importante indicador de saúde. Ele é um padrão internacional para medir o grau de obesidade, adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras entidades, como a Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

O sobrepeso e a obesidade indicados pelo IMC são fatores de risco para doenças como hipertensão arterial, doença arterial coronariana e diabetes, entre outras patologias consideradas de alto risco para a saúde.

O IMC, diferentemente do que vimos na semana passada com a circunferência da cintura, também considera a estatura, além do peso. O cálculo do IMC é feito pela divisão do peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros). Ao se calcular o IMC, é preciso analisar outros fatores que fazem parte da rotina da pessoa. Isso porque um homem que pratica atividades físicas, e costuma ter mais massa magra, pode ter o mesmo IMC que um homem sedentário, e quem tem mais gordura no corpo, ou que tem uma estatura diferente.

Impacto do IMC

Para quem pratica exercícios regularmente, a melhor forma de medir se está acima do peso é por meio do percentual de gordura corporal. Porém, quem faz parte dos 84% da população que é sedentária, o IMC é um bom indicador para determinar riscos cardiovasculares. Se ao fazer o cálculo, seu IMC for maior que 29.0 e você ainda tiver com uma medida abdominal acima do indicado, é importante rever alguns hábitos. A prática de exercícios vai ajudá-lo a ter uma alimentação menos restritiva, já que você passará a ter um custo energético maior. 

Também devemos ter cuidado ao medir o IMC de crianças que estão entrando na puberdade. Nosso corpo é inteligente e, nesta fase, acumula mais energia para auxiliar no crescimento. É por isso que antes do estirão, meninas entre 9 e 11 anos e meninos entre 10 e 15 anos costumam engordar. Este acúmulo de gordura é normal para o desenvolvimento das crianças.

Moral da história: Quer comer mais? Tira a bunda do sofá e vem treinar.


Deixe seu comentário

1000 RSC_CHARS_LEFT

Antispam RSC_REFRESH_CAPTCHA RSC_CAPTCHA_CASE_INSENSITIVE

Facebook
Instagram