30/01   SÁBADO TAMBÉM É DIA DE TRAINER

É fim de semana, mas os alunos da Trainer não têm desculpas para ficar parados. Afinal, sábado é dia de dobradinha de ginástica!

Anote aí, na unidade do Mogilar, a aula das 9 horas será de Body Combat e, logo em seguida, às 10 horas, a animação ficará por conta da Zumba.

Já na unidade do Alto do Ipiranga, a agitação do fim de semana começa as 15 horas com Step e, às 16 horas, ninguém vai ficar parado com a Zumba.

alt

A coordenadora da ginástica da Trainer, Fernanda Frederico, contou que as três modalidades são aeróbicas e o principal benefício é a melhora no condicionamento físico, pois trabalham com o sistema cardiovascular. “A aula de Zumba é basicamente uma aula de ginástica com danças latinas, sendo fácil de acompanhar e muito divertida”.

 Já o Body Combat trabalha o corpo com movimentos de artes marciais. No Step, os movimentos da aula são executados conforme a música e a coreografia montada pelo professor. “Ela trabalha ritmo e coordenação motora, por isso é muito legal para qualquer pessoa”, comenta Fernanda. 

E aí, vai ficar parado ou vai vir para Trainer? 

29/01   TRANSFORME SUA ÁGUA EM DETOX

Com as altas temperaturas do verão nada melhor do que tomar aquele copo de água fresquinho, certo? Mas você sabia que podemos aproveitar ainda mais os benefícios da água e deixá-la com um toque detox?

Para turbinar sua bebida você pode acrescentar limão, gengibre, pepino ou berinjela.

Limão

alt

O limão é um coringa. A fruta misturada com a água é uma bebida super desintoxicante e ajuda a limpar o corpo.

As receitas são as mais fáceis possíveis. Para preparar basta cortar um limão em fatias finas e colocar em uma jarra com água. Você também pode optar por tomar o suco natural assim que preparado.

 

Gengibre 

altO gengibre é queridinho de muitas pessoas, principalmente por sua ação termogênica, além de ser ótimo para imunidade.

 Para a água do gengibre, rale um pouco da raiz (até você se acostumar com o gosto forte) e deixe em um copo, ou jarra, e vá tomando durante o dia.

 

 Pepino

altExcelente para reidratação e com propriedade anti-inflamatória, o pepino pode ser um aliado da alimentação. Acrescente algumas fatias na água e hidrate-se durante o dia.

 

 

    Berinjela

altA berinjela é rica em fibras que oferecem a sensação de saciedade. Além disso, quando é imersa na água, libera uma substância que quebra as moléculas de gordura no organismo.

Para preparar, corte uma berinjela em rodelas para meio litro de água. Deixe de molho durante toda a noite, cerca de 8 horas. Assim que acordar, tome um copo em jejum e o restante ao longo do dia.

 

Independentemente de como você prefere sua água, não esqueça que o principal é consumir no mínimo 2 litros por dia!

 

 

28/01   ANTES DE NADAR, NÃO ESQUEÇA A DUCHA!


alt 

Segundo uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todas as piscinas precisam ter uma ducha à disposição dos frequentadores, inclusive as academias.

Mas, você sabe qual é a importância de passar pela ducha?

O principal motivo é preservar e conservar o ambiente, deixando a água sempre limpa e ideal para uso.

Ter o hábito de tomar uma ducha antes de nadar, ajuda no tratamento da água, já que a passadinha pelo chuveiro retira o excesso de poeira, cremes para o corpo ou cabelo e a oleosidade natural da pele.

Com a água mais limpa, a quantidade de produtos usados para a manutenção da piscina é menor.

Além disso, passar pela ducha deixa a temperatura corporal mais próxima à da água, o que faz você sentir menos frio logo que cai na piscina.

Da próxima vez que for cair na piscina para mais uma aula de natação, não esqueça a ducha!

27/01   VOCÊ ACHA QUE OS EXERCÍCIOS SÃO TODOS IGUAIS?

altPassar horas na internet virou rotina para muitas pessoas. Para aqueles que têm uma rotina saudável é comum buscar informações sobre treinos e novos exercícios na rede. Para isso, as celebridades fitness compartilham treinos de todos os tipos com os seguidores.

Mas será que esses treinos se adaptam a qualquer pessoa? Será que qualquer um pode copiar os exercícios sem risco?


São justamente estas respostas que a coluna No Pain No Gain vai abordar nestas duas próximas semanas.

Tenho visto muitas pessoas fazendo muitos tipos de exercícios possíveis e imagináveis. Se antigamente buscávamos as melhores técnicas de execução de exercícios em poucas literaturas, hoje a grande maioria da população busca esses exercícios nas redes sociais e principalmente no YouTube. E, para ser bem sincero, o site de vídeos é terra de ninguém, cada um posta o que quer e todos que quiserem podem acessar sem compromisso com a verdade ou com a segurança do que foi dito.

Muitos acham que qualquer forma de agachamento ou exercícios abdominais causam o mesmo efeito, porque acham que agachamentos e abdominais são todos iguais (raciocínio simples demais).

Todo exercício tem características individuais, no que diz respeito ao número de articulações envolvidas, quantidade de grupos musculares estimulados, técnicas de execuções seguras e eficientes.

A escolha dos exercícios que compõem seu programa de treinamento deve ter como premissa básica oferecer os resultados desejados. Isso significa que ao fazer um exercício que você viu em um vídeo, por uma mulher linda e maravilhosa, não lhe garante ter um corpo tão lindo quanto o dela, até porque na maioria das vezes essas pessoas estão presas ao compromisso de executar e até inventar exercícios mirabolantes para colocar no blog ou YouTube.

Como exemplo, temos o exercício chamado de avanço, no qual uma blogueira o faz em uma esteira, o que em minha opinião é um absurdo.

Antes de fazer a escolha do exercício ou trocar um exercício prescrito por um educador físico especializado em treinamento de força, pesquise, questione seu professor, troque informações com outras pessoas, busque conhecimento e saiba o custo benefício, ou seja, você pode trocar um exercício pelo outro sim, contanto que a intensidade não seja perdida. Exemplo disso é trocar um agachamento por um avanço. Apesar de serem semelhantes, não são.

Outro exemplo é o abdominal básico (crunch) feito no colchonete, e o mesmo exercício feito na bola (fitball). Apesar de semelhantes, não oferecem a mesma intensidade e segurança.

Cabe lembrar que não estamos dizendo qual é o melhor ou pior, mas estamos discutindo qual é a melhor escolha. Até porque fala-se muito de exercícios funcionais, tema que vem causando toda essa polêmica na escolha dos exercícios.

Só para elucidar: exercícios funcionais, em sua essência, são os quais interferem positivamente em sua rotina da vida diária, e exercícios de agilidade nos quais você se desloca lateralmente não o são, na medida em que andamos para frente e não para os lados.

Então vamos entender exercícios funcionais, tanto quanto outros tipos, oferecerão os resultados que você deseja, como por exemplo, emagrecer, hipertrofia, força, coordenação entre outros.

Pessoas diferentes, treinos diferentes

Durante um treinamento, uma aluna estava executando  um exercício de abdominal, o crunch na bola de fitball, porém fixando os pés em um aparelho. Perguntei por qual motivo estava fazendo daquela maneira e ela me respondeu que havia assistido um vídeo cuja blogueira dizia ser esse exercício melhor para definir o abdome. Questionei sua percepção ao abdominal crunch no colchonete, ela me disse que sentia pouca diferença, então pedi que não mais fixasse o pé no aparelho e fizesse  o exercício (flexão de tronco) novamente. Sua percepção foi de maior intensidade, e claro, maior dificuldade.

Expliquei que precisamos alterar não apenas o local onde praticamos o exercício, mas também os estímulos dados por ele, à base de sustentação ou fixação (quer seja pelos pés ou pelas mãos), à velocidade que executamos os exercícios e até o padrão respiratório, como acontece com os exercícios abdominais.

Moral da história: tire a bunda do sofá, venha treinar, mas adquira maior quantidade de conhecimento para  desempenhar bem seus exercícios.

26/01   TRAINER MUITO MAIS CONSCIENTE

 Logo Trainer Muito Mais Consciente-01 1O Estado de São Paulo está passando pela maior crise hídrica da história, os níveis dos reservatórios de água caem a cada dia e, com a falta de chuvas, cada vez mais precisamos economizar e usar a água de forma consciente.

Pensando nisso, a Trainer lança a campanha “Trainer muito mais consciente”, cujo objetivo é incentivar e conscientizar todo mundo sobre pequenas atitudes em relação ao consumo de água. Se cada um fizer um pouquinho, o resultado final pode ser surpreendente.

Veja algumas dicas de como economizar:

1 - Dicas Trainer Muito Mais Consciente-01

Fiquem ligados aqui e em nossa Fanpage que daremos muitas outras dicas de como você pode ajudar a economizar.

Pense consciente, aja consciente, seja consciente com a Trainer! 

23/01   TIRE O PÉ DA JACA: DICAS DE BOA ALIMENTAÇÃO

O que adianta treinar todos os dias se, ao chegar em casa, você assalta a geladeira e o armário como se não houvesse amanhã? Para ter resultados, é necessário ter uma alimentação equilibrada e tirar o pé da jaca.
Achou essa missão difícil? A gente ajuda!

sacietogenos-620x413

No dia-a-dia
- Coma de 3 em 3 horas: isso não significa que deve fazer grandes refeições neste período. Faça as refeições diárias e, nos intervalos, opte por frutas ou barras de cereais;
- Evite refrigerantes: prefira sucos naturais com pouco ou sem açúcar, já que a própria fruta já possui um dulçor natural;
- Não exagere no sal: se o alimento já possui sal o suficiente, não há necessidade de adicionar;
- Diminua os doces: não é pecado comer um pedacinho de chocolate. Mas só um pedacinho é o suficiente. Doces possuem alto teor de açúcar, por isso substitua por frutas e alimentos de baixa caloria.

Aos finais de semana
- Esqueça as bebidas alcoólicas: mesmo sendo final de semana, elas podem prejudicar seu desempenho e resultados;
- Fritura nem pensar! Troque as mandiocas e batatas-fritas por assados e cozidos;
- Fast Food é coisa do passado: é hora de colocar o peito de peru no lugar do hambúrguer, do cheddar ser trocado pela salada, e do pão tradicional pelo integral;

Agora é hora de reajustar a dispensa e entrar na linha.

22/01   SAIBA COMO EVITAR OS ERROS MAIS COMUNS NA ACADEMIA

Mesmo com o acompanhamento de professores muitos alunos cometem erros dentro e fora da academia. Alguns são leves e podem ser corrigidos rapidamente, porém há outros que podem ter graves consequências.

telefonista-academia

O celular é o primeiro vilão. Hoje em dia, é difícil alguém que não tenha o aparelho e, quando falamos dos jovens, mais difícil ainda é encontrar quem não fique grudado na tela o dia todo. Sobre este problema, o professor Dennis Mendes, coordenador de musculação da Trainer Aqua Master, alerta: “Evite usar o celular nos intervalos dos exercícios. Deve-se seguir o período de intervalo que os professores estipulam, devido às adaptações metabólicas e neuromusculares, e o uso do celular acaba ultrapassando este tempo.”
Alguns erros podem ocasionar lesões, contraturas e rompimentos de ligamentos. São eles:
- Deixar de questionar os professores quando surge alguma dúvida;
- Não manter a postura correta na utilização e aparelhos;
- Não seguir as orientações dos professores;
- Não fazer alongamento e aquecimento antes das atividades;
- Excesso de confiança e aumento de peso sem orientação dos professores;
- Utilizar os aparelhos de forma errada.

E os erros não param por aí. Alguns são facilmente identificados fora da academia, como:
- Escolher o local de treino por preço ou localização, e não pela qualidade, aparelhos e recomendações;
- Utilizar suplementos indevidamente e sem orientação;
- Treinar sem pensar na alimentação;
- Não hidratar-se;
- Medir os resultados do treino na balança;
- Comer demais ou de menos antes dos exercícios.

 

Sempre que tiver alguma dúvida, consulte nossos professores. Bom treino!

21/01   AQUECIMENTO X ALONGAMENTO. QUAL A DIFERENÇA?

Para quem treina há pouco tempo é normal confundir dois termos de total importância quando se trata de atividade física: aquecimento e alongamento. Afinal, qual é a diferença entre eles e por quais motivos são tão importantes?

alongamento

Antes de fazer um bolo, é necessário pré-aquecer o forno, certo? Com o corpo não é diferente. Antes de qualquer tipo de atividade física, é preciso prepará-lo para evitar lesões, distensões musculares e outros problemas.

Se você vai treinar, nadar ou correr, e quer manter o corpo longe das dores, o alongamento e aquecimento são essenciais, mas cada um tem um objetivo diferente. Veja quais são:

 

Alongamento

Antes e depois de praticar atividades físicas é necessário fazer o alongamento, cujo objetivo é alongar os músculos para evitar lesões e distensões, relaxar o corpo, corrigir a postura e melhorar a flexibilidade. Ele deve ser feito com movimentos lentos e curtos, até ser possível sentir a tensão muscular.

Quer um exemplo de alongamento? Entrelace os dedos das mãos atrás das costas, com a palma para baixo. Estenda os cotovelos até onde conseguir e mantenha por alguns segundos.

 

Aquecimento

Depois do alongamento é hora do aquecimento, que serve para dilatar as artérias, aumentar a circulação de oxigênio e estimular o sistema nervoso, possibilitando respostas mais rápidas durante a atividade. O aquecimento previne câimbras, desconfortos, como aquela “pontada” na lateral do corpo, e distúrbios respiratórios.

Ao contrário do alongamento, o aquecimento é feito com movimentos rápidos, e um bom exemplo é a caminhada ou corrida, que podem ser feitas ao ar livre ou na esteira.

Ainda tem dúvidas sobre como fazer o alongamento e aquecimento da forma correta? Converse com um de nossos professores e bom treino!

20/01   AINDA DÁ TEMPO: FIQUE EM FORMA PARA O CARNAVAL!

Falta menos de um mês para a maior festa popular brasileira. Há quem prefira usar os dias de folia para ficar em casa e descansar, mas a maioria gosta mesmo é de viajar e curtir o carnaval no meio da agitação.

carnaval pernas

 Os destinos mais procurados são as praias e as cidades com carnavais de rua, por isso, estar com o corpo em dia pode ajudar a dar mais fôlego para aproveitar a festa.

Para ajudar você, os professores da Trainer reuniram cinco dicas de alimentação e treino para a sua preparação:

- Alimente-se de 3 em 3 horas, fazendo todas as refeições diárias e optando por frutas ou alimentos de baixa caloria nos intervalos;

- Evite alimentos gordurosos, frituras, excesso de sal e açúcar, refrigerantes e doces;

- Hidrate-se! Manter o corpo hidratado é essencial, ainda mais quando se trata deste verão extremamente quente. Beba muita água;

- Faça musculação e aulas como spinning e Power Jump. Essas atividades ajudam a fortalecer as pernas;

- Essa é a principal dica: vá à academia! Ficar parado irá, no máximo, ajudar a curtir o carnaval do sofá vendo os desfiles.

 

E, para ajudar na sua preparação, dia 7 de fevereiro faremos o CarnaZumba. Fique de olho no blog para saber tudo o que vai acontecer.

 

 

19/01   COMO EVITAR O CATABOLISMO DURANTE AS FÉRIAS

Selo No Pain No Gain TRainer-01Férias, sol, praia, piscina... Nada melhor do que as férias para descansar e renovar as energias. Mas, enquanto a mente relaxa, o corpo sai do estado de anabolismo – no qual o organismo constrói tecido muscular – e entra no catabolismo - conjunto de reações que degradam as substâncias em componentes menores.

Na coluna No Pain, No Gain da semana passada explicamos como funcionam os dois processos e as razões pelas quais eles acontecem (para ler, clique aqui). Hoje, vamos dar dicas para curtir os dias de folga sem causar tanto prejuízo ao corpo.

A partir do primeiro dia de férias, o organismo já entra no processo de catabolismo. Os efeitos dependem muito do tempo de inatividade (reversibilidade) da pessoa, porém, passam a ser mais significativos a partir de 15 dias sem treinamento.

Por isso, se você programou tirar duas semanas de férias deverá adotar algumas medidas importantes, tais como:

- evite consumir grandes quantidades de calorias em poucas refeições (acúmulo de gordura) e grandes consumos de sal;

- aumente a ingestão de água, pois a temperatura ambiente está mais alta e, por mais que tente manter a dieta, acabará consumindo mais sal do que de costume. Dessa forma você não terá a sensação de inchaço;

- faça alguma atividade aeróbia de baixa à moderada intensidade sempre que estiver disposto, sem ter a obrigação de desempenho. Alguns exemplos: caminhada na praia ou no parque, andar de bicicleta como lazer, stand up paddle, brincadeiras na água, entre outros;

- evite consumir produtos diuréticos que aumentam ainda mais a desidratação no verão, como café, bebidas alcoólicas, chá e chocolate;

O mais importante nesse período é aproveitar ao máximo e, na medida do possível, ter um comportamento nutricional não tão ruim.

Já para as pessoas que pretendem tirar 30 dias de férias, não catabolizar é muito difícil. Porém, algumas literaturas citam que a força muscular aumentada após três meses de treinamento de musculação, com frequência de três vezes por semana, pode ser mantida por até oito semanas com apenas uma sessão de treinamento a cada sete dias. É só a partir daí que a força começa a diminuir.

É importante citar que nas academias a preocupação maior não é com a força e sim com a hipertrofia muscular. Ou seja, o peso é importante, mas não é o único fator determinante quando falamos de respostas estéticas.

Para ser mais específico, se você treinou o ano todo, conseguirá manter a força muscular com apenas uma sessão de treinamento por semana durante todas as férias. Porém, não terá o mesmo resultado com a massa muscular, pois como a frequência de treinamento é muito baixa, a reserva de glicogênio diminuirá e, com ele, também perderá água (não significante).

Por isso, se vai ficar de folga por 30 dias, a solução é pagar um avulso e manter a frequência de um treino por semana durante esse período - a maioria dos hotéis tem academias para os hóspedes, o que facilita esse processo. O programa deverá ser composto de apenas um exercício para cada grupo muscular com quatro séries de seis a oito repetições máximas e intervalos de 45 a 90 segundos.

Resumindo: evitar o catabolismo de forma significativa no período de férias não é possível. Ter a consciência de que podemos amenizá-lo é uma atitude inteligente. Por isso, pese os prós e contras de tirar um período total de descanso e o de dar ao corpo um estímulo semanal. Escolha sabendo quais serão as consequências após o período de férias.

Evite os exageros

Dos grupos que frequentam a academia, as mães são as que mais reclamam durante as férias. Isso porque costumam passar um mês sem treinar para cuidar dos filhos.
Mas o pior é o comportamento nutricional que oferecem às crianças e, por consequência, a elas mesmas. Doces, sorvetes, refrigerantes, pipoca, salgadinho... Todo tipo de alimento calórico é liberado com a desculpa que no período de férias é permitido.

Resultado: catabolismo total, perda de massa muscular e acúmulo de gordura corporal, fazendo com que a estética do corpo seja alterada completamente.

Moral da história: mês de férias não é, necessariamente, um período de liberdade. Portanto, tire a bunda do sofá e vá fazer alguma atividade saudável com o seu filho.

16/01   REUNIÃO DO FPM SERÁ NO PRÓXIMO DIA 28

Atenção mulheres: a próxima reunião do FPM (Forte Porém Mulher) já tem data, local e horário confirmados. Acontecerá dia 28 de janeiro, às 19h30, no Centro Esportivo da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes), no Mogilar.

O FPM é para a mulher que quer conquistar o corpo dos sonhos, sem gordurinhas e com as curvas bem femininas. O primeiro passo é participar da reunião, na qual o professor Marcos Pupo passará as informações sobre as etapas do programa.
Para participar, é necessário fazer a inscrição no formulário abaixo:


No canal da Trainer no YouTube você pode assistir alguns depoimentos sobre o FPM. Clique aqui para assistir.

15/01   ALIMENTOS TERMOGÊNICOS AJUDAM A EMAGRECER

Depois de um fim de ano de agitação e ceia recheada, toda dica para perder os quilinhos adquiridos nesta época é muito bem-vinda. Alguns alimentos têm esse poder e, provavelmente, já estão inseridos em sua dieta diária. É o caso dos alimentos termogênicos.

 

alimentos termogênicos

O que são alimentos termogênicos?

São aqueles capazes de acelerar o metabolismo, aumentar a temperatura corporal e, consequentemente, queimar calorias. Esta queima é possível devido a um fenômeno chamado termogênese, pois esses alimentos fazem com que o organismo utilize mais energia ao processá-los, já que são mais difíceis de digerir.

 

Como acontece a queima de calorias?

Há vários modos como os termogênicos atuam em nosso organismo e auxiliam na queima de gorduras. Um deles ocorre no sistema nervoso central, que diminuem a fadiga muscular e aumentam a disposição para a prática de exercícios físicos. O outro atua nas células que armazenam gordura (adipócitos), auxiliando nesta queima durante as atividades. Ou seja, quando a temperatura de corpo aumenta, gasta-se mais calorias e os alimentos termogênicos podem auxiliar neste processo.

 

Benefícios

Mas, os termogênicos servem apenas para acelerar o metabolismo e queimar gordura? Não, eles têm muito mais benefícios para a saúde! Melhoram a circulação sanguínea, facilitam na digestão, auxiliam no tratamento de gripes e resfriados, eliminam gases e podem até mesmo prevenir contra o câncer de cólon e ovário. Alguns deles têm ação anti-inflamatória e antioxidante.

Uma dieta rica em termogênicos, aliada a atividades físicas, pode ser uma excelente ajuda para quem quer emagrecer. No entanto, alguns desses alimentos podem causar problemas no aparelho digestivo, dores de cabeça, insônia, tontura e outros problemas, por isso devem ser consumidos moderadamente. Para isso, consulte um nutricionista ou nossos orientadores físicos.

 

Contraindicações

Tudo em demasia, pode fazer mal à saúde, e com os termogênicos não é diferente. Se consumidos mais de duas vezes ao dia, podem causar aumento de pressão, dores abdominais, diarreia, dores de cabeça, entre outros problemas. Como são alimentos que aceleram o metabolismo, pessoas com problemas cardíacos, distúrbios de tireóide e pressão alta devem tomar alguns cuidados. Quem sofre de insônia, ansiedade, diarreia e enxaqueca também deve evitar o consumo em excesso.

 

Veja os principais alimentos termogênicos

Pimenta vermelha: aumenta em até 20% a aceleração do metabolismo;

Chá verde: quem tem insônia não deve ingeri-lo de tarde e à noite;

Canela: além de acelerar o metabolismo, possui alto teor de cálcio mineral;

Gengibre: pode aumentar o gasto calórico em 10%;

Chá de hibisco: aumenta a temperatura corporal;

Peixes: são ricos em ômega 3, que aumentam o metabolismo e a retenção de líquidos;

Água gelada: o corpo gasta energia para deixar a água na temperatura do corpo;

 

O que tudo isso significa?

Inserindo estes alimentos na dieta pode-se eliminar algumas gordurinhas. Mas é claro que eles não funcionam sozinhos. Alimenta-se bem e treine de acordo com o seu organismo.

14/01   HIPERCIRCUITO AGITA O ALTO DO IPIRANGA

Que tal comemorar o aniversário de um ano da unidade Alto do Ipiranga com um desafio para o seu fôlego, condicionamento físico e espírito de equipe?

Se você gostou da ideia, pode anotar na agenda: no próximo dia 27, a partir das 19 horas, o Hipercircuito vai colocar todo mundo para suar a camisa e, claro, se divertir muito.

Tradicional na unidade do Mogilar, essa é a primeira vez que o Alto do Ipiranga recebe o evento. Para quem ainda não conhece, trata-se de um circuito que reúne estações com as melhores e mais diversificadas modalidades. Em cada parada, os alunos praticam uma atividade: pode ser step, corrida, ginástica da Body System – como Sh’Bam ou Power Jump - entre outras.

Todos os participantes são divididos em equipes e só conhecem o percurso no momento da prova, tornando a atividade dinâmica e estimulante.

Vai encarar o desafio? Então basta fazer a inscrição no formulário abaixo. O evento é aberto para os alunos das duas unidades. Venha participar!

 Por conta da prova, no dia 27, a unidade II não terá aulas de ginástica das 19 às 21 horas.

13/01   PROGRAMAÇÃO DE VERÃO CONTINUA BOMBANDO

Spinning, Zumba, Body Combat, corrida de rua... Nada melhor para começar ou encerrar o dia, renovar as energias e queimar aquela gordurinha extra, não é mesmo?

Se você é da turma que não dispensa uma boa aula de ginástica, atenção: durante o mês de janeiro, teremos um horário especial de verão nas duas unidades da Trainer. Isso porque alguns professores ainda estão de férias e, por isso, a grade sofrerá pequenas alterações ao longo do mês.

Mas nem pense em usar isso como desculpa para não treinar. Abaixo, seguem os horários da semana no Mogilar e Alto do Ipiranga. Agora é só escolher a sua predileta e boa aula!

3 - Horarios Verao3 Trainer-01

2 - Horarios Verao3 Trainer-02

Spinning

 

 

12/01   FÉRIAS: CATABOLISMO X ANABOLISMO

Selo No Pain No Gain TRainer-01Sair de férias é ótimo, não é? Aproveitar para relaxar, recuperar as energias, curtir a família e os amigos. Mas, para quem treina, esse período parado pode fazer o corpo sair do estado de anabolismo, no qual o corpo constrói tecido muscular, e entrar no catabolismo, processo que segue na contramão do primeiro.

Quer entender melhor como os dois processos funcionam e, principalmente, como evitar o segundo? Então acompanhe a coluna No Pain, No Gain desta segunda-feira:

Antes de começar a abordar o tema, é importante que todos entendam alguns conceitos. O primeiro deles é o de metabolismo, que trata-se do conjunto de transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem no interior do nosso corpo. Esse processo produz energia suficiente para mantê-lo funcionando.

Traduzindo para a nossa rotina, metabolismo é exatamente o equilíbrio necessário entre a modalidade de exercício físico que se pratica e a quantidade de alimentos que devemos ingerir ao longo do dia. Parece ser complexo, mas não é. A verdade é que sempre devemos buscar uma tendência de ganho de massa muscular ou performance na modalidade praticada.

Para chegar a esse objetivo, é simples: basta que o anabolismo seja maior que o catabolismo. E é aqui que entram os outros dois importantes conceitos deste artigo:

Anabolismo é um conjunto de reações que produzem compostos e substâncias a partir de componentes menores, como por exemplo, consumir aminoácidos que serão estocados em nossos músculos em forma de proteína. Já o catabolismo trata-se do conjunto de reações que degradam as substâncias em componentes menores. Exemplo: quando a proteína estocada é quebrada em forma de aminoácido e transportada do sangue para o fígado, que a transformará em glicose.

Durante as férias, não há como evitar o catabolismo. Isso porque não treinamos com a mesma frequência, e é o exercício físico o fator estressante que estimula a síntese de proteína responsável pelo aumento da massa muscular. Sem atividade física não existe catabolismo induzido pelo exercício nem supercompensação e, consequentemente, não há anabolismo.

Esse processo se inicia logo no primeiro dia de férias. A partir daí, nosso organismo entende que não precisa de grandes reservas de proteína, carboidratos (glicogênio muscular), água, entre outros, e começa a abrir mão desses componentes que seriam metabolizados pelo fígado, causando o catabolismo.

Na próxima semana, vamos dar dicas de como evitar esse processo sem deixar de curtir os dias de repouso.

Férias sem sal

É muito comum neste início de ano as pessoas voltarem à academia dizendo que engordaram. Realmente, essa é a pior época para seguir um padrão nutricional adequado, com ou sem férias.

Além do consumo elevado de calorias, o que se percebe é o grande consumo de sal (sódio). Depois de alguns dias de treino, as pessoas acabam perdendo pelo menos a metade desse peso em forma de água, amenizando um pouco o peso na consciência.

Moral da história: mesmo durante as férias, tire a bunda da cadeira de praia, caminhe, corra, brinque na água e diminua o catabolismo.

09/01   DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA O VERÃO

salada

O verão é a estação favorita de muitas pessoas. O clime é ótimo para curtir os dias de folga na praia e também serve de incentivo para a prática de atividades físicas. Porém, é preciso tomar certos cuidados antes de aproveitar o sol. As altas temperaturas influenciam diretamente o nosso corpo, por isso é preciso manter uma alimentação saudável baseada em alimentos mais leves, como frutas e verduras.

Para o pessoal que está treinando, o cuidado precisa ser ainda mais reforçado. Pensando nisso, a nutricionista da Trainer, Yaline Burger, separou algumas dicas para organizar a dieta no verão.

- Frutas (recomenda-se cinco porções ao dia)

Além do sabor doce e refrescante, frutas são fontes de várias vitaminas e o melhor: não engordam (desde que consumidas sem excesso).

Uma excelente dica é a melancia. Em 100 gramas há 94% de água e apenas 31 calorias, além de proteínas, vitaminas A,B e C, fósforo, cálcio e ferro.

- Verduras

Um bom prato de salada é fonte de fibras, ferro, fósforo, vitaminas A, C, algumas do complexo B, além de cálcio. Outra vantagem é a hidratação. Por exemplo: 100 gramas de alface são compostas por 95% de água.

A dica é variar nas cores dos alimentos.

- Não deixar de se alimentar antes e depois do treino

A sugestão da nutricionista é sempre colocar uma fonte de fibra no suco ou na fruta consumida antes de iniciar as atividades físicas. Pode ser aveia ou qualquer outro cereal.
No pós treino, o ideal é ter uma fonte de proteína, como uma vitamina com leite, iogurte batido com frutas em pedaços ou o inverso, frutas regadas com iogurte.

- Tomar muita água

Tudo bem que essa recomendação é válida para todas as estações do ano, mas no verão a chance de desitração aumenta, por isso o ideal é beber 2,5 litros de água por dia.

08/01   AULAS DE GINÁSTICA EM NOVOS HORÁRIOS

Se para você as férias acabaram e é hora de retomar a rotina de treinos, saiba que as duas unidades da Trainer já voltaram a funcionar em horário normal.

Mas atenção: durante o mês de janeiro, a programação das aulas de ginástica sofrerá pequenas alterações, já que alguns professores ainda estão de férias.

Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro da programação de verão. Semanalmente vamos postar a grade atualizada com as informações das duas unidades. Para começar, seguem os horários das aulas desta quinta e (dia 8) e sexta-feira (9):

Mogilar

Quinta-feira, 8 de janeiro

Mogilar QUINTA

Sexta-feira, 9 de janeiro

Mogilar II

Alto do Ipiranga

Quinta-feira, 8 de janeiro

Alto Ipiranga QUINTA

 

Sexta-feira, 9 de janeiro

Alto Ipiranga 2

Spinning

spinning

Deixe a preguiça de lado e vem treinar!

07/01   TRAINER ALTO DO IPIRANGA COMEMORA UM ANO DE VIDA COM PROMOÇÃO

O ano mal começou e a Trainer já tem motivos para comemorar: a unidade do Alto Ipiranga está comemorando um ano de funcionamento.

E, como grandes ocasiões merecem ser celebradas, os alunos que se matricularem na unidade II até o próximo dia 10 vão ganhar isenção total na taxa de adesão do plano anual.

Essa é a sua chance de começar o ano com muito mais resultado e o melhor: gastando pouco.

Venha fazer parte dessa festa!

alteração

06/01   TRÊS BENEFÍCIOS DO PILATES PARA O DIA A DIA

mulher-tpm-equipilatesPara algumas pessoas, os dias de descanso já chegaram ao fim e agora é hora de voltar ao batente. Se para você, voltar ao trabalho significa estresse, dores nas costas, falta de concentração ou outros problemas que a correria do nosso dia a dia costuma trazer para as nossas vidas, que tal fazer pilates?

A prática traz muitos benefícios para a saúde e pode ajudar, e muito, na execução das tarefas diárias. Quer saber como? A gente explica:

Ameniza dores

Sabe aquela dor chata nas costas? Com o pilates, você pode dizer adeus para ela!

Os exercícios promovem o fortalecimento da musculatura abdominal, fazendo com que o aluno, naturalmente, não comprometa as costas ao fazer esforços físicos. Além disso, as atividades de alongamento direcionadas para partes específicas do corpo contribuem para a reabilitação de diversas patologias. Mas atenção: o método não é indicado para pacientes com doenças em estágio avançado.

Combate o estresse

Ninguém merece ficar irritado por causa do trabalho, não é mesmo? Para evitar esse mal, a prática tem uma ordem específica de exercícios que obedecem a um ritmo respiratório e que exige concentração.

Como resultado, os alunos adquirem um poder maior de controle sobre o corpo, o que possibilita lidar melhor com situações de estresse, ansiedade e nervosismo.

Melhora na flexibilidade

Com o trabalho de extensão de músculos e articulações, é possível perceber mudanças na rotina, desde atividades simples como amarrar os sapatos ou se esticar para pegar a bolsa no banco de trás do carro.

Além de todos esses benefícios, a prática melhora a concentração, o equilíbrio, a coordenação motora, tonifica os músculos e é uma ótima opção para quem procura uma atividade complementar aos treinamentos de musculação, corrida e esportes em geral.

A Trainer oferece aulas da modalidade nas duas unidades. Venha conhecer!

05/01   COMO CUMPRIR PROMESSAS E ALCANÇAR METAS EM 2015

Selo No Pain No Gain TRainer-01Você prometeu que em 2015 vai emagrecer ou começar a fazer atividade física, mas não sabe como colocar esse objetivo em prática? Para iniciar mais um ano com o pé direito, a coluna No Pain, No Gain desta segunda-feira será especial com dicas para quem quer ter mais qualidade de vida e saúde nessa nova etapa que se inicia:

O primeiro passo é escolher um tipo de atividade que você se identifique. Depois disso, trace uma meta respondendo às seguintes questões: O que quero perder ou ganhar? Quero eliminar gordura, ganhar massa muscular, diminuir a cintura, aumentar o tórax? E o mais importante: até quando quero alcançar esses objetivos?

Com metas e objetivos traçados, é de fundamental importância que a pessoa esteja disposta a mudar a rotina. Fazer exercícios é importante, mas sozinhos eles não fazem milagres. Porém, se forem somados com novas atitudes, como uma alimentação balanceada, tempo adequado de sono, ingestão de líquidos e outros, os resultados aparecerão muito mais rápido.

É essa dificuldade em mudar o estilo de vida que faz as pessoas desistir nos primeiros 70 a 90 dias. Eu tenho um preceito pessoal que se encaixa muito bem nesse caso: comer igual a todo mundo e querer ter um corpo diferente da maioria das pessoas é incompatível. E isso vale para outras áreas da vida também.

Por isso, quem realmente quer alcançar a meta estipulada, deve fazer dois tipos de exercício: de força e aeróbios, ambos com três sessões semanais. Além de estar disposto a ter um novo estilo de vida, é claro.

Invista entre 60 a 90 minutos do seu dia, em horário pré-determinado, para a prática de exercícios orientados. Para o resto do tempo, monte uma estratégia com o educador físico que ajude você a conquistar hábitos mais saudáveis. Essas pequenas mudanças somadas e alinhadas farão com que você alcance os objetivos traçados na virada do ano.

E sempre vale lembrar: no pain, no gain.

Traçando metas

Todos os anos montamos aqui na Trainer um programa de Carnaval. Além de motivacional, ele serve para que os alunos entrem em um processo de definição e aumento de massa muscular para curtir o período de folia de bem com o próprio corpo.

A partir do momento que a meta é traçada, os alunos conseguem cumprir o plano e alcançar o objetivo sem pressão, pois durante o período que temos de preparação, tanto as mudanças de hábito quanto de treinamento de cada aluno são frequentes.

Moral da história: tire a bunda do sofá logo no dia 1º de janeiro e venha treinar.