28/02   TREINAR OU NADAR MELHORAM A PERFORMANCE NO MMA

Fazer musculação ou nadar aumentam o desempenho nas aulas de Artes Marciais Mistas (MMA na sigla em inglês). Os exercícios fortalecem os membros e também o sistema cardiorrespiratório, resultando numa melhor performance no MMA.

De acordo com o professor da modalidade na Trainer, Rafael Coelho, a combinação de exercícios é benéfica pelo tipo de aula. Como não há luta, apenas movimentos utilizados no combate, os riscos de cansaço e lesões pela prática intensa não acontecem.

“Se o aluno for lutador e participar de campeonatos, fica difícil fazer outras modalidades de treino, onde ele se desgasta e pode se machucar. Mas, para quem não luta, praticar outros exercícios só traz benefícios”.

2 - IMG 1131

Já destacamos no blog que as aulas são indicadas para homens e mulheres de todas as idades (veja aqui). E, por conta disso, Rafael destaca que a fama da aula, de ser agressiva, não faz sentido.

“Não é porque trabalhamos com chutes e socos que a aula é agressiva e o aluno pode se machucar ou sair com hematomas. Usamos apenas os movimentos e não há contato com outro lutador, somente impacto no saco de areia”.

Venha lutar na Trainer.

27/02   NATAÇÃO EQUIPADA

Já viu algum nadador usando prancha, pé de pato e palmar para treinar? Embora pareça brincadeira ou coisa de quem está começando, estes equipamentos são muito importantes para a correção de movimentos e melhora de força, sendo importantes em todas as fases do treino.

“Os equipamentos auxiliam muito no treinamento, uma vez que você isola um dos membros, os pés ou os braços, e pode se concentrar no outro”, explica a professora de natação infantil Elaine Scungisqui Fontes.

Para os pequenos são utilizados o spagueti, que tem maior flutuabilidade e, por isso, mais segurança. Eles também usam prancha, pé de pato e pool boia. Já para os adultos, além dos já citados, tem o palmar. A prancha, por exemplo, é para o treino das pernas, e o pool boia para o treinamento dos braços.

“Além de melhorar a força dos membros que não estão isolados pelos equipamentos, facilita o nado e as correções pelos professores”, comenta Elaine.

De casa
A Trainer oferece tudo o que você precisa para nadar, porém, quem tiver algum dos equipamentos em casa e preferir treinar com ele, é só trazer para a aula.

“Às vezes a pessoa não encontra um tamanho que seja confortável ou até mesmo prefere seus equipamentos. Não há problema, é só trazer”.

27/02   AULAS ESPECIAIS DA BODY SYSTEM

Você já teve dúvidas sobre se o seu movimento em alguma aula de ginástica estava meio estranho? Alguma coisa incomoda você duante as aulas? Parece que alguma coisa está fora do lugar? Seus problemas acabaram! Na próxima semana, nas duas unidades da Trainer, ocorrerão aulas clínicas da Body System.
 
O principal objetivo é corrigir e orientar melhor a execução dos movimentos de várias modalidades de ginástica. "Estas aulas são uma ótima oportunidade para todo mundo participar e tirar as dúvidas sobre os movimentos. Neste momentos, conseguimos dar uma atenção diferente a cada um, porque estamos ali focados nesta correção. E, com a correta execução, também evita-se lesões e muitos outros problemas", explica a coordenadora de ginástica da Trainer, Fernanda Inocêncio.
 
Então anote aí os dias e horários para cada unidade:
 
Horários Aulas Clínicas Trainer

26/02   HORÁRIO ESPECIAL NO CARNAVAL

Já preparou a fantasia para o carnaval? Aproveite a folia também para programar o seu horário de malhação. Entre os dias 1º e 4 de março, as duas unidades da Trainer irão funcionar com o horário reduzido. Já na quarta-feira de cinzas, o funcionamento volta ao horário normal.

Horários Carnaval 2014 Trainer-01

Nestes dias não haverá aulas de ginástica, somente a musculação estará funcionando. A exceção é a natação, na unidade I, que terá aulas nos dias 1º, 3 e 4.

Venha pular carnaval na Trainer.

25/02   NOVA REUNIÃO DO FPM

Cartaz FPM

Atendendo a muitos pedidos vamos fazer uma nova reunião do programa Forte Porém Mulher (FPM) para as mulheres que não conseguiram participar no último dia 8. O encontro agora será na quinta-feira (27), às 19h30, no Centro Esportivo da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Para quem quiser chegar um pouco antes, pode ir direto para a Trainer e, de lá, partir com a equipe para o local da reunião. Alunas das duas unidades da Trainer podem participar do programa.

O FPM é destinado a mulheres que querem um corpo bonito, sem gordurinhas, mas com curvas femininas. Participar da reunião é o primeiro passo do programa, pois nela o professor Marcos Pudo passa informações sobre as etapas do FPM, como funcionam os treinos e como deve ser a alimentação das alunas.

No canal da Trainer no YouTube você pode ver mais depoimentos sobre o FPM. Acesse: www.youtube.com/TrainerAquaMaster.

Inscreva-se abaixo:

24/02   NO PAIN NO GAIN: EMAGREÇA COM GINÁSTICA

Selo No Pain No Gain TRainer-01Nesta semana, o professor Marcos Pudo, da Trainer, fala sobre como você pode perder peso fazendo apenas ginástica.

A perda de peso com a ginástica é muito grande, porém, existe a necessidade de dividir esta modalidade em dois metabolismos: aeróbio e anaeróbio.

O aeróbio são as aulas de Power Jump, Body Combat, Step, Sh´Bam, Zumba, Body Jam, entre outras, que têm como característica a utilização de gordura como subextrato energético e, por isso, geram um alto gasto calórico.

No caso do anaeróbio, como Body Pump, ginástica localizada, GAP, entre outras, o custo energético é menor e utiliza a glicose como principal fonte de energia.

O ideal é que sua programação inclua de três a quatro vezes por semana aulas aeróbias, e de duas a três vezes por semana aulas anaeróbias. De um lado, a aeróbia irá estimular a perda de peso e, do outro lado, a anaeróbia preservará a massa muscular, fazendo com que seu shape fique mais bonito.

Realidade
Uma aluna da academia reclamou dos poucos resultados que vinha obtendo após seis meses com as aulas de ginástica. Conversamos e ela me disse que fazia, em média, três aulas todas as vezes que vinha à academia, mas que só obteve bons resultados nos primeiros meses.

Curioso para saber o que estava acontecendo, descobri que a aluna fazia realmente as três aulas de ginástica, porém, faltava em muitas aulas. Chegamos à conclusão que a frequência afetava diretamente seu balanço calórico e, com a assiduidade, os resultados se estabilizaram.

Moral da história: Tira a bunda do sofá e vai treinar!

21/02   PRONTO PARA PEDALAR?

A Trilha de Mountain Bike da Trainer até Luiz Carlos, em Sabaúna, acontece neste domingo (23). Depois de se preparar com as aulas de spinning (veja aqui) e verificar todos os equipamentos é hora de se arrumar para o passeio. Veja as dicas do professor Marcos Pudo, da Trainer, para uma trilha bacana e sem desgaste.

Antes
O ideal é acordar um hora antes do início do passeio, que está marcado para 8 horas, e já tomar café da manhã. Não se esqueça que é preciso chegar na Trainer do Mogilar com 15 minutos de antecedência.

Evite proteínas gordurosas, como leite. Aposte em proteína magra, como peito de peru. Frutas, café e chá, com cafeína, são recomendados.

“A ideia é evitar que o aluno comece o exercício enquanto está no processo de digestão, por isso, nada de comer alimentos gorduroso que deixam a digestão mais lenta”.

Durante
Tome bastante água, não espere sentir sede.

“Mesmo com a queda na temperatura nos últimos dias, estamos no verão e o tempo ainda está quente. Por isso, é importante ficar de olho na hidratação”.

Depois
Assim que terminar o treino, almoce normalmente. Dê preferência para alimentos sem gordura mas com carboidrato, para recuperar os músculos.

“É importante repor os carboidratos o mais rápido possível”.

Roupa
Para a trilha prefira roupas leves e de tecidos tipo dry fit. Use tênis confortável, mas que não seja de pano, para dar mais firmeza nos movimentos. Não esqueça do capacete, protetor solar e óculos de sol.

20/02   VESTIDO PARA NADAR

Você decidiu fazer natação e se matriculou na Trainer. Agora é hora de pensar na roupa e equipamentos para a aula, certo? Para isso, não basta separar o biquíni e a bermuda que você usa na praia, é preciso peças próprias para a modalidade. Por mais que aquela roupa de banho do verão seja confortável e bonita, os formatos e tecidos não foram feitos para o exercício.

IMG 8802

“Para praticar a natação é fundamental usar roupas que não prendam os movimentos e nem atrapalhem, como acontece com alças, tomara-que-caia e bermudas largas. Além disso, a roupa não pode impedir a visão dos professores na hora de avaliar o desempenho do aluno”, explica a professora de natação infantil Elaine Scungisqui Fontes.

Para nadar é preciso estar de maiô, no modelo tradicional ou aquele que tem uma espécie de short, geralmente usado na hidroginástica; de sunga ou de bermuda própria para o exercício, que é mais justa. A touca também é obrigatória na aula.

Já o uso do óculos é opcional, mas Elaine destaca que o equipamento protege contra irritação causada pelos produtos de tratamento da água e ainda ajuda no equilíbrio do aluno, uma vez que facilita a observação do fundo da piscina.

Se a roupa é somente para treinos pode ser de elanca, que é um pouco mais grossa, ou um tecido chamado de papel, mais fino e melhor para flutuação. Já os competidores devem optar por tecidos com mais tecnologia, que unem flexibilidade, diminuição de atrito com a água e melhor flutuação, aumentando a competitividade.

19/02   EQUIPE DA TRAINER PARTICIPA DE PALESTRA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

A Trainer iniciou no último domingo (16) um programa de desenvolvimento pessoal, para melhorar a vida e o relacionamento entre os colaboradores. O pontapé inicial foi com a palestra sobre desenvolvimento humano e profissional, ministrada por José Carlos Carturan.

A próxima etapa será um trabalho com um coaching, começando com os coordenadores.

“A palestra dá início ao programa que estamos implantando para melhorar a vida dos colaboradores. Acreditamos que todos podem ter mais qualidade na vida emocional, seja dentro ou fora da empresa. A ideia é entender melhor o ser humano, a relação pessoa com a empresa e o aspecto motivacional. Todos precisam entender como funciona o processo e como são importantes globalmente”, explica o professor Marcos Pudo.

palestra-blog

Na palestra, os coordenadores da academia contaram as conquistas dos últimos meses e os projetos para esse ano. Marcos falou sobre a importância da união e desenvolvimento da equipe para que o serviço prestado seja cada vez melhor.

José Carlos abordou os diferentes perfis comportamentais no ambiente de trabalho. A ideia é que todos possam se conhecer melhor para explorar as qualidades e tentar minimizar os defeitos.

“Foi uma palestra muito interessante, a galera toda adorou”, disse Marcos.

18/02   PREPARE-SE PARA A TRILHA DE MOUNTAIN BIKE COM SPINNING

Quem quer evoluir na mountain bike e aproveitar o passeio sem muito cansaço precisa estar muito bem preparado. Uma das aulas que mais ajudam a melhorar o condicionamento para esse esporte é o spinning.

A Trainer possui um programa com aulas mais densas e intensas, como as de treinamento intervalado (intensivo e extensivo), as aulas de uphill ou força (straight), e o all terrain (fartlek).

“São treinos que simulam algumas situações que acontecem no cross country. Quem quer melhorar seu desempenho para fazer uma trilha intensa de 1h30, pode fazer estas aulas de spinning de duas a três vezes por semana”, explicou o professor Marcos Pudo, da Trainer.

reduzida

Ele diz que muitas pessoas ainda resistem a treinar esta modalidade por receio de não acompanhar o ritmo. Por isso, na academia há aulas de spinning I e spinning II.

“A aula de spinning I dura 30 minutos, 15 minutos a menos que a de spinning II, e é um pouco mais leve, para que o aluno possa se adaptar”.

Andar de bicicleta, seja indoor ou mountain bike, é uma questão de hábito. Assim, ressalta Marcos, quem começa não para mais.

“Nós não temos uma cultura de bike, não como na Europa, mas isso começa a mudar com a iniciativa privada investindo no aluguel de bicicletas e o poder público oferecendo ciclofaixas pelo menos uma vez por semana para a prática do esporte. Quanto mais gente começar a praticar, melhor”.

Trilha
Para incentivar as pedaladas, a Trainer realiza neste domingo (23) uma trilha de mountain bike até Luiz Carlos, em Sabaúna (veja mais aqui).

17/02   QUER PERDER PESO? FAÇA MUSCULAÇÃO

Selo No Pain No Gain TRainer-01
Qual exercício é melhor para perder peso? E para definir músculos? Consigo reduzir medidas com ginástica ou natação? Para responder essas e outras questões, o blog da Trainer lança hoje uma coluna chamada No Pain, No Gain, com o professor Marcos Pudo.

A cada semana, ele dará dicas de alimentação, postura e orientações de como alcançar os objetivos com os diferentes tipos de treino oferecidos pela academia. E, ao final do texto, Marcos sempre dará a moral da história. Aproveitem!

O tema de hoje é: como perder peso com a musculação.

Grande parte das pessoas tem medo de fazer musculação e ficar “grande”, principalmente as mulheres. Mas saiba que isso é um mito. Para se ter ideia, uma mulher jovem tem aproximadamente 10% do total de testosterona que um homem jovem. Isso quer dizer que sua capacidade anabólica de aumento de massa muscular é dez vezes menor.

Considerando que um músculo tem densidade maior que a gordura, ao fazer musculação de forma intensa (mais pesada), você aumentará a massa muscular e também o gasto calórico durante o dia, o que te ajuda a emagrecer e diminuir gordura.

Como a gordura tem densidade menor que a massa muscular e, por isso, de três a quatros vezes mais volume, se você perder 3kg de gordura, todas as medidas corporais diminuirão.

Entretanto, existe a necessidade de um ajuste ou aumento gradual nas cargas de treinamento, que devem ser supervisionados pelo professor, juntamente com o aluno, considerando também a variabilidade de treinamento como fator motivacional.

Quem está começando a malhar, é sedentário ou ainda não está adaptado à musculação, deve treinar com carga e número de exercícios reduzidos, três vezes por semana. A medida que evolui a força e a hipertrofia, deve-se diminuir a frequência para dois treinos por semana para cada grupo muscular. Assim, o corpo é dividido em duas partes e o treino feito quatro vezes por semana.

Realidade
Um dos programas exclusivos da Trainer, o Forte porém Mulher (FPM) trabalha neste sentido. As participantes aumentam a massa muscular, mas perdem gordura. Recentemente, uma das participantes do FPM me procurou para mostrar os resultados. Em 10 meses de treino seu peso corporal não mudou, mas ela ganhou 6kg de massa muscular e perdeu 6kg de gordura.

O que me chamou atenção foi seu espanto ao dizer que a medida do seu quadril havia aumentado dois centímetros e sua cintura diminuído 15 centímetros!!

Moral da história: Tira a bunda do sofá e vai treinar!

14/02   TRAINER ORGANIZA TRILHA DE MOUNTAIN BIKE

Tem compromisso para domingo, dia 23? Então reserve um espaço na agenda para um passeio de bicicleta até Luis Carlos, em Sabaúna. A trilha de Mountain Bike com os alunos da Trainer tem saída prevista às 8 horas, na unidade do Mogilar. É preciso chegar com 15 minutos de antecedência.

O passeio da Trainer é de cross country, uma prova olímpica de resistência que caiu no gosto da galera que curte fazer o ciclo turismo, já que utiliza uma bicicleta de peso médio (entre 10 e 12 kg), com suspensão dianteira e aro 29.

“No cross country, quanto mais leve a bicicleta, melhor e mais cara, pois ela oferece menos resistência”, comenta o professor Marcos Pudo, da Trainer. “O peso da bike também faz diferença no passeio, quanto mais pesada, mais dificuldade você terá”.

trainer cartaz mountain bike2 11 03 14

Ele explica que a trilha a ser percorrida é uma das mais tranquilas da cidade. Tem cerca de 35 quilômetros, poucas subidas íngremes e um visual muito bacana.

A prática de cross country melhora a capacidade cardiorrespiratória, a resistência muscular nos membros inferiores e não tem impacto, por isso é um exercício muito agradável para quem tem problemas no quadril, coluna e joelhos.

Além de ser boa para emagrecer, já que é uma atividade de custo energético alto e também melhora aspectos psicológicos devido à liberação de endorfina, o contato com a natureza, a sociabilidade.

“Imagina estar em um lugar onde não pega celular, tem uma paisagem incrível, com pessoas que estão curtindo a mesma vibe que você. Isso é muito prazeroso e o visual é o maior prêmio no cross country”.

Pegue seu capacete e venha pedalar com a Trainer.

12/02   NATAÇÃO A QUALQUER HORA, EM QUALQUER CLIMA

No calor é preciso ficar atento aos horários para a prática esportiva. Afinal, em temperaturas muito altas não é recomendado fazer exercício por conta da desidratação e queda de rendimento. Já no frio, os alunos procuram treinar quando a temperatura não está tão baixa.

Ao contrário de quem pratica corrida, musculação ou ginástica, os nadadores não precisam se preocupar com o clima. A qualquer hora, e em qualquer clima, o exercício é recomendado. Isso porque, a piscina está sempre com a mesma temperatura - 33º na infantil e 29º na adulto – e não atrapalha o rendimento.

IMG 8791

“Sempre que o aluno vier à Trainer vai encontrar a piscina com a mesma temperatura, seja no calor ou no frio. Para a natação, não faz diferença treinar pela manhã ou a noite. E a clima não atrapalha em nada”, explica a professora de natação, Elaine Scungisqui Fontes.

A escolha do horário depende apenas do aluno. Embora, destaque Elaine, na teoria as pessoas têm mais pique pela manhã, devido a liberação de hormônios no período da noite.

“Alguns têm mais energia pela manhã, preferem nadar e ir para o trabalho cheio de pique. Outros alunos escolhem a noite, porque a natação relaxa”.

Além de não ter restrições quanto ao horário do treinamento, a natação oferece muitos benefícios por ser um esporte completo. Melhora a respiração, coordenação motora, flexibilidade, capacidade circulatória e respiratória, ativa a memória, garantindo uma ótima oxigenação para o cérebro.
E, para completar, ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue e ainda relaxa.

Venha nadar na Trainer.

12/02   RESULTADO DA QUARTA CORRIDA MOGI SHOPPING/FLEXPÉ SPORT

A equipe de corrida da Trainer está de parabéns. Todo mundo se esforçou, suou a camisa e conseguiu bons resultados na Quarta Corrida Mogi Shopping/FlexPé Sport, realizada na último domingo (9), em Mogi das Cruzes.

A academia foi representada por corredores de várias idades nas categorias revezamento 2x4Km com dupla mista, 4Km e 8Km masculino e feminino.

Veja o desempenho dos participantes. Se você é aluno da Trainer, mas não se inscreveu pela academia, pode ver o resultado no site oficial do evento (aqui).

Trainer Quadro corrida blog 11 02 14

A Trainer parabeniza todos os corredores e agradece aos alunos pela dedicação e empenho no treinamento. O próximo desafio é a Corrida Noturna, com data a ser definida.

Corredores, não deixem de treinar. Quem ainda não pratica, pode se juntar as às turmas de Corrida de Rua da Trainer.

As aulas acontecem na unidade do Mogilar de segunda e quarta, às 19h30, e de terça e quinta, às 8h15.

11/02   CONSUMO DE LACTOSE DEVE SER LIMITADO

A lactose, contida no leite e seus derivados, como iogurte e queijo, é um dos produtos mais controversos da alimentação. Essencial nas primeiras fases da vida, principalmente o leite materno, é um ponto de interrogação na vida de muitos adultos. Na internet e em revistas é muito fácil achar quem defende o consumo da lactose e há aqueles que fazem campanha para acabar com os copinhos de leite antes de dormir. A dica de hoje do blog da Trainer é para os dois grupos.

A lactose, seja como leite ou iogurte, deve ser consumida sim, mas de forma moderada. Isso porque esses alimentos possuem uma substância chamada caseína, que representa quase 80% das proteínas do leite de vaca, mas é de lenta absorção no organismo.

“Ela não deve ser consumida em excesso e também não é interessante ingerir caseína antes ou imediatamente após os treinos”, explica o professor Marcos Pudo, da Trainer.

Além disso, a lactose é uma substância que, quando consumida em excesso, o organismo não metaboliza corretamente e, por isso, acaba se depositando em forma de gordura. Por isso, segundo Marcos, o indicado é a ingestão de 1 a 2 porções de leite e derivados por dia – ou seja, o consumo de iogurte e leite não deve passar de dois copos de 250 ml diários, assim como a de queijos (duas fatias de 50g cada).

Vale ressaltar que o queijo branco e o leite desnatado são opções menos calóricas, menos gordurosas e mais saudáveis.

Alimente-se bem com o blog da Trainer.

10/02   NOVIDADE NA TRAINER: LANÇAMENTO DA ZUMBA

Está chegando mais uma novidade na Trainer! A partir da semana que vem, as duas unidades vão oferecer aulas de Zumba, modalidade que mistura ginástica com vários ritmos dançantes.

O lançamento será na terça-feira (11), às 20h35, na unidade do Mogilar, e na quarta-feira (12), às 20h30, na unidade do Alto do Ipiranga.

“É uma aula de ginástica com dança. Vários ritmos complementam os passos de aeróbica, principalmente os ritmos latinos e o que é mais bacana é que a Zumba tem coreografias bem fáceis de executar e com músicas que todo mundo gosta”, destaca a professora Patricia Petronilho, que dará as aulas.

trainer cartaz zumba 07 02 14

Os resultados aparecem em três meses, principalmente nos quadris, posteriores da coxa e panturrilha, áreas do corpo mais trabalhadas durante a aula. Além disso, a Zumba é uma modalidade de alto gasto energético. Em uma aula é possível perder entre 500 a 1.000 calorias.

Preparem todo o gingado e malemolência e venham curtir a Zumba na Trainer!

06/02   VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?

Não importa o tipo de exercício, depois da academia, sempre bate aquela “fominha”. Mas, não pense que só porque você queimou calorias pode sair fazendo extravagâncias culinárias. É preciso manter a moderação e sempre comer alimentos saudáveis. E, mais ainda, é preciso ficar de olho no que é mais indicado para ingerir antes e depois da prática de atividades físicas.

O professor Marcos Pudo, da Trainer, deu dicas para os praticantes de qualquer modalidade. E ainda alertou: deixar de comer dá fome e não emagrece.

“Quem não come direito entra em fadiga, o corpo perde a coordenação motora, o que influencia na sua capacidade técnica para executar o exercício e nos seus resultados. No programa FPM (veja mais aqui), falamos que quem sente fome não tem direito a escolha”.

A alimentação adequada é uma forte aliada para melhorar a performance e atingir os resultados esperados.

“Geralmente quem treina para queimar gordura come menos, pois pensa que tem energia sobrando. No começo, isso até pode funcionar, mas vai chegar o momento em que o corpo não terá energia suficiente para aumentar o rendimento nos treinos”, explica Marcos. “Quem tem pouca energia não consegue melhorar sua capacidade cardiorrespiratória e, consequentemente, não consegue melhorar nos treinos”.

Antes da prática de exercícios
Quem está se preparando para ir à academia deve comer carboidratos, preferencialmente frutas, que possuem frutose e líquido, sais minerais e vitaminas. Elas ajudam na prática da atividade, melhorando o rendimento. Algumas frutas, como a melancia, são absorvidas mais rápido pelo organismo, o que vai garantir menor energia. Já a banana, que oferece uma quantidade maior de quilocalorias, tem uma absorção mais lenta. 

“A fruta deve ser escolhida de acordo com o exercício que você vai praticar. Quanto mais rápida for a absorção do carboidrato, mais perto do treino você deve ingerir a fruta. O que não se deve comer antes do treino é qualquer tipo de gordura, já que ela demora mais para ser digerida e metabolizada, dificultando a absorção do carboidrato que seria usado como fonte de energia”.

Depois da prática de exercícios
Após o exercício é preciso repor as energias. Por isso, coma novamente carboidratos. E, 20 minutos depois, é a vez da proteína, seja em alimentos como frango, peixe e iogurte ou suplementos. O objetivo é restaurar as fibras musculares lesionadas durante o treino e aumentar as reservas de proteína dentro do músculo, aumentando a força para o próximo exercício.

Venha se exercitar na Trainer!

06/02   PREPARE-SE PARA A FOLIA

Aproveite as semanas que ainda faltam para o início do carnaval, que em 2014 é em 4 de março, e prepare seu corpo para a folia. Não, não vamos indicar que você faça aulas de samba. E sim, que treine para fortalecer os membros inferiores. Assim, você poderá correr atrás dos trios elétricos e blocos durante os quatro dia de carnaval sem dores nas pernas e costas. Que tal?

O professor Marcos Pudo, da Trainer, orienta a fazer exercícios para fortalecer os membros inferiores, principalmente o tríceps sural – para não ficar com dor depois de sambar na ponta do pé – e a musculatura anti-gravitacional – para não ter dor nas costas – e intensificar o volume dos treinos.

“A ideia é adaptar seu corpo para suportar um tempo maior de atividade física”.

Tanto a musculação quanto as aulas de ginástica ajudam nisso, alguns exercícios de treino funcional também, como pular corda, além das atividades aeróbias, mas sempre com mais intensidade. É melhor correr do que caminhar.

Mas os alunos devem pedir orientação aos professores da Trainer. Assim, o treino terá melhor resultado e não atrapalha a rotina programada de treinos.

Além dos exercícios, o professor orienta aos foliões se alongar antes e depois de pular o carnaval e se hidratar muito, pois geralmente quem participa de blocos ou vai atrás de trios elétricos se expõe mais ao sol intenso e também bebe mais.

“Tem que tomar água mesmo não tendo sede. O fígado agradece”.

Quem sofre com retenção de líquidos deve também deixar a perna acima da altura do quadril uma hora por dia. Não precisa ser de uma vez só, pode ser ao longo do dia.

Se prepare para pular o carnaval com a Trainer.

05/02   ÁGUA OU ISOTÔNICO?

Água ou isotônico?

Quando bate aquela sede durante a prática de exercícios, você toma água ou isotônico? Qual é a melhor opção para se hidratar? Para tirar suas dúvidas, conversamos com o professor Marcos Pudo, que explicou a função de cada uma das duas bebidas.

Isotônicos
São consideradas bebidas isotônicas a água de coco, o soro caseiro e os industrializados líquidos coloridos e com sabor forte vendidos em garrafinhas. Essas bebidas contêm uma concentração de eletrólitos semelhante aos fluidos do nosso corpo, como sódio e potássio. Eles são incorporados e transferidos pela corrente sanguínea, sendo importantes para contrair e relaxar o músculo.

A recomendação é que os isotônicos sejam tomados quando começar a faltar energia para a prática de atividades ou devido à sudorese excessiva, resultado de atividades físicas mais intensas.

“Por meio do suor, perdemos sais minerais, que o isotônico pode repor durante os treinos. Uma garrafa do produto tem cerca de 6% de carboidrato, ou seja, 90 quilocalorias em média. Isso garante uma energia extra para manter a intensidade dos treinos”, destaca Pudo.

Água
Já a água deve ser ingerida quando você está com sede ou para prevenir a sede, pois ela não vai repor os sais minerais perdidos durante a atividade.

Para quem faz musculação e tem uma boa alimentação, a água é mais indicada, pois ao fazer os exercícios de musculação, o aluno não transpira tanto e não gasta tanta energia quanto ao fazer uma atividade de gasto energético alto, como os exercícios aeróbios.

Saiba mais sobre saúde e malhação com o blog da Trainer!

04/02   VENHA FAZER PILATES NA TRAINER DO ALTO DO IPIRANGA

Quer melhorar a flexibilidade, postura, respiração e ainda fortalecer os membros e as articulações? Então venha fazer pilates na Trainer do Alto do Ipiranga!

Já estão disponíveis na unidade as aulas de mat pilates (solo) e pilates em aparelhos, dadas no Estúdio Pilates Trainer. A academia conta com os melhores profissionais e os aparelhos mais modernos para a prática do exercício. Quem quiser conhecer a modalidade e a estrutura da unidade pode agendar uma aula experimental.

IMG 0337

A professora Mileide Aurea Beserra, que dá aulas de pilates na Trainer do Alto do Ipiranga, explica que não há restrições de idade para a prática da modalidade. O pilates melhora a flexibilidade, o equilíbrio e a resistência, além de aumentar a força, alongar e prevenir dores (saiba mais aqui).

“Entre os benefícios do pilates estão a prevenção de problemas relacionados à postura e também o aparecimento de dores, já que os exercícios aumentam a resistência e a flexibilidade do aluno. Todos podem participar”.

Mileide dá uma dica para os iniciantes em pilates: “Para a prática da modalidade é preciso estar de roupa adequada, que é mais colada ao corpo. Assim o professor consegue visualizar se o exercício está sendo feito de forma correta. O aluno pode estar com meia nos pés ou descalço”.

Conheça a estrutura da Trainer e venha treinar com a gente!