30/04   INSCRIÇÕES ABERTAS PARA NOVA TURMA DO FPM

Logo FPM-01Atenção mulherada que deseja conquistar um corpo bonito, forte e feminino: estão abertas as inscrições para a nova turma do programa Forte Porém Mulher (FPM). A reunião está agendada para a próxima quarta-feira, dia 7, às 19h30, no Centro Esportivo da UMC (ao lado da Trainer do Mogilar).

Para participar é preciso estar matriculada em uma das unidades da Trainer e se inscrever preenchendo o formulário aqui no blog. As inscrições terminam na terça-feira, dia 06. As   interessadas devem fazer uma avaliação física com o professor responsável pelo treino de musculação até a data da reunião.

A participação nesse encontro é muito importante para conhecer as etapas do programa, como funcionam os treinos e receber todas as informações nutricionais.

O FPM é um programa que alia exercícios de força e orientação nutricional para mudar a vida das participantes. Nos primeiros 21 dias, as alunas perdem, em média, 6 cm de cintura e 3 kg de gordura corporal. O resultado é um corpo bonito e feminino, além de autoestima elevada, cabelos e pele mais bonitos.

 

30/04   HORÁRIOS DA TRAINER NO FERIADÃO

Feriado é sempre bom, não é? Ainda mais quando o final de semana pode começar antes, como este do Dia do Trabalho (01). Dá para viajar, descansar e também se exercitar. Quem faz questão de não perder um dia de malhação, pode ficar tranquilo porque as duas unidades da Trainer funcionarão das 10 às 13 horas. No Mogilar, além da musculação, a piscina estará liberada para os adultos.

Horarios Feriado 01-05 Trainer-01

Ginástica
Na sexta-feira e no final de semana, as duas unidades voltam ao horário normal de funcionamento, assim como as aulas. Além disso, no sábado, haverá a programação especial de ginástica, com aulas pela manhã no Mogilar, e a tarde no Alto do Ipiranga. A programação inclui Alongamento, Step, Abdome e Zumba.

Cartaz Trainer 03-05

Venha malhar no feriadão!!!

29/04   RESULTADO DA EQUIPE TRAINER NA VOLTA DO PARCEL

Os nadadores da Trainer enfrentaram o tempo frio e o mar agitado da praia de Juquehy, em São Sebastião, no último domingo (27) para competir na Volta do Parcel. A academia foi representada por alunos em diversas categorias.

Veja o desempenho dos participantes da Trainer. Se você é aluno da academia, mas se inscreveu diretamente pelo site do evento, pode ver o resultado na página oficial da organizadora (aqui).

Resultados Volta do Parcel Natacao Trainer-01

A Trainer parabeniza todos os nadadores e agradece aos alunos pela dedicação e empenho no treinamento e na competição. Por isso, não deixem de treinar.

Para quem quer começar, a Trainer tem aulas de natação nas modalidades bebês, infantil e adulto.

28/04   É NORMAL SENTIR DOR DURANTE E APÓS OS TREINOS?

Selo No Pain No Gain TRainer-01Várias pessoas me questionam sobre a percepção da dor nos exercícios abdominais, citada na coluna No Pain, No Gain da semana retrasada (veja aqui). Por isso, vamos voltar a falar sobre a dor que ocorre em exercícios localizados, em qualquer grupo muscular.

A expectativa que temos quando realizamos este tipo de exercício é perceber que estamos trabalhando esses músculos com eficiência. Para isso, queremos sentir alguma dor.  Mas, não “qualquer” tipo de dor. Para explicar, vamos separar a dor em dois tipos: a sentida durante ou imediatamente após o exercício e a dor tardia.

A dor durante o exercício é normal, desde que não seja fora do músculo que está sendo trabalhado. Por exemplo: muitas pessoas têm mais dor no pescoço (região cervical) do que no próprio abdome quando fazem abdominais.

Isso acontece quando os profissionais pedem aos alunos que olhem para um ponto fixo no alto durante o exercício, o que provoca uma hiperextensão na região cervical, causando a dor. Para evita-la, basta flexionar a cervical aproximando o queixo do tronco.

Outra dor recorrente é na região anterior do pescoço, justamente por essa flexão indicada anteriormente, eu estimula um músculo auxiliar chamado externoclideomastoide. Esta dor é considerada normal, principalmente em alunos iniciantes. Ela causa apenas um desconforto durante a execução do exercício e se torna mais aguda ou forte no dia seguinte.

Nos músculos da região abdominal (reto e oblíquos), a dor que sentimos durante o exercício é causada pela queda do PH do músculo, que se torna ácido e estimula os receptores dolorosos. Essa queda no PH e, em consequência a dor, são mais percebidos em exercícios com número de repetições mais elevadas, como acima de 15.

Agora, se o desconforto estiver em outras partes do corpo, como dor nas costas após fazer agachamento, algo está errado no movimento. Esta é a dor tardia, também conhecida como soreness, que se dá pela microrruptura do tecido muscular e pela inflamação nos tecidos conjuntivos que envolvem os músculos e os tendões. O tempo de dor varia em cada pessoa. Normalmente, ocorre 24 horas após o exercícios, tendo seu pico de dor em torno de 48 a 72 horas depois, desaparecendo após quatro a seis dias.

Movimentos corretos
Algum tempo atrás, ouviu dizer de uma pessoa que fazer exercícios abdominais protegeria a coluna e evitaria a compressão sobre a hérnia de disco que ela tinha. O que está correto. Porém, ela resolveu fazer os exercícios em sua própria casa, sem orientação. Como resultado, teve uma crise de dor e precisou tomar remédios durante vários dias, o que a impossibilitou de trabalhar e cuidar dos afazeres do dia a dia.

Após tudo isso, me procurou dizendo que gostaria de fazer exercícios com orientação. Avaliamos as informações dos seus exames e criamos uma série de exercícios para todo o corpo de forma segura. Depois de alguns meses fazendo os exercícios, ela não teve mais crises e recuperou a condição de uma vida normal e sadia.

Moral da história: tire a bunda do sofá e vá treinar corretamente.

25/04   6 DICAS PARA GARANTIR UM BOM RESULTADO NA VOLTA DO PARCEL

A galera da Natação está sempre em busca de novos desafios. Desta vez, a equipe da Trainer vai até a praia de Juquehy, em São Sebastião, participar de uma travessia marítima: a Volta do Parcel. O desafio será neste domingo (27), com largada às 9 horas.

Os nadadores inscritos já participaram de treinamentos específicos na academia. Agora é hora de descansar e se concentrar para a prova.

“Um evento como uma travessia em água do mar requer cuidados e orientações em vista da saúde e segurança de todos os participantes. Como a água está em movimento causado por correntezas que seguem direções determinadas pelas marés, pode parecer assustador, mas basta se concentrar e colocar em prática o treinamento”, destaca Marco Antônio Vicco, professor da Natação da Trainer.

voltadoparcel

Veja só as dicas que ele separou para quem vai participar da travessia:

1. Descanse
É importante descansar bem durante a semana e, principalmente, na noite anterior ao evento, guardando energia para a prova.

2. Faça refeições leves
Evite comer alimentos de digestão prolongada como carnes vermelhas, feijão e frutos do mar. No dia da prova, coma normalmente no café da manhã, que deve ser tomado bem cedo. Antes da prova dê preferência para os líquidos.

3. Informe-se sobre a prova
A Volta do Parcel tem 1,5 mil metros. O ideal é conhecer o percurso, estar por dentro de onde ficam as boias e a equipe de apoio. Quanto mais informações sobre a prova você tiver, mais tranquilidade terá para terminá-la.

4. Não use equipamentos novos
Evite usar roupas ou óculos novos. Dê preferência ao material com que você já está acostumado.

5. Se proteja
Use protetor solar à prova d’água.

6. Busque um ritmo confortável
Não comece a prova com um ritmo forte demais, porque você corre o risco de ficar cansado antes de completar a travessia. Além disso, nade sempre tangenciando as boias para evitar se perder.

Anotou tudo? Agora é só nadar. Boa sorte a todos os nadadores da Trainer!

24/04   QUARTA-FEIRA É DIA DE RESULTADOS NO MOGILAR

Você que tem suado a camisa na musculação da Trainer, chegou a hora de avaliar seu esforço e dedicação aos treinos. A próxima quarta-feira (30) é Dia de Resultados na unidade do Mogilar. Anote na agenda!

As avaliações serão feitas na academia durante todo o dia. Todos os alunos da unidade que fazem musculação devem participar.

Dia de Resultados web Trainer-r02-01

Para isso, basta procurar um dos professores na área de alongamento e fazer as medições. Serão verificados peso, medidas, flexibilidade e pressão arterial.

Esta avaliação é importante para analisar o rendimento do aluno, sua evolução e ajuda-lo a adequar a rotina de exercícios, quando necessário, para melhorar os resultados.

Esperamos vocês!

23/04   VENHA TREINAR NO SÁBADO

Prepare seu fôlego para as aulas de ginástica do fim de semana. Neste sábado (26), haverá combos nas duas unidades da Trainer.

No Mogilar, serão 30 minutos de alongamento e 15 minutos de aula de abdome. Já no Alto do Ipiranga, serão 30 minutos de step e 15 minutos de abdome.

Também serão oferecidas aulas de Zumba e ritmos. Fique atento ao horário, já que a Unidade II terá aulas pela manhã e a Unidade I no período da tarde.

Cartaz Trainer 26-04 web

Além das aulas de ginástica, no final de semana as áreas de musculação estarão abertas nas duas unidades.

Venha malhar na Trainer no fim de semana!

22/04   COMA CHOCOLATE COM MODERAÇÃO E SEM CULPA

Selo No Pain No Gain TRainer-01Depois que a Páscoa passa e você se dá conta do excesso de doces e chocolates que ingeriu, aí bate aquela culpa, certo? Neste feriadão então, que começou com o bacalhau da Sexta-feira Santa e só terminou na segunda de Tiradentes, o tempo livre para comer foi maior.

Para ajudar a aliviar a sua consciência, o professor Marcos Pudo, da Trainer, dá algumas dicas de como comer com moderação e sem culpa após os dias de comilança.

Não deixe espaço no estômago
Sempre que ganham chocolates, principalmente no domingo de Páscoa, as pessoas deixam para comer o doce depois do almoço. Até aí, tudo bem. O problema é que comem menos na refeição para “guardar” um espaço para a sobremesa.

“Faça uma refeição e coma tudo o que lhe der vontade, não deixe um espaço no estômago para o doce porque ele não é um complemento daquele almoço”.

O ideal é esperar cerca de 30 minutos após a refeição para consumir o chocolate. Isso porque, o sistema nervoso central tem um tempo mínimo de 20 minutos para diminuir a sensação de fome. Depois disso, é possível definir a quantidade que você irá comer.

Racionalize as porções
Ao abrir o chocolate, já separe a quantidade que irá consumir. E, em seguida, guarde o ovo no armário, longe da vista. “Não deixe o ovo de chocolate aberto perto de você para não comê-lo inteiro de uma vez”.

Coma antes ou após os treinamentos
Durante a semana, após a Páscoa, ainda dá vontade de comer chocolate, não é? A dica é deixar para comer as porções antes ou após o treinamento, fazendo com que o chocolate se transforme em fonte de energia.

“Se não tiver hábito de comer chocolate, mas está com vontade de comer o ovo de Páscoa, diminua a ingestão de carboidrato que está acostumado a ingerir e substitua pelo chocolate, mas mantenha a proteína. Assim, você manterá sua quantidade de consumo de calorias e não ganhará peso”.

Retome a rotina de exercícios
Não importa se o abuso foi grande ou pequeno no feriado, retome a rotina de exercícios. “Os abusos acontecem, mas são uma exceção. Não pode se tornar a regra. Mesmo quem abusou no feriado deve voltar à rotina normal e medir os resultados”.

Marcos Pudo é mestre em fisiologia do corpo (CREF 3216-G/SP)

17/04   VENHA TREINAR NO FERIADÃO!!

Qual é sua programação para o feriadão? Aproveite que as duas unidades da Trainer estarão abertas, deixe a preguiça de lado e venha treinar! Mas, fique atento ao funcionamento nos dois feriados – Sexta-feira Santa (18) e Tiradentes (21) –, já que os horários serão reduzidos.

Horários do feriado

Assim como no domingo, nos dois dias de feriado as academias estarão abertas das 10 às 13 horas. Já no sábado, o horário é das 8 às 18 horas.
Na unidade do Mogilar, a musculação e a natação para adultos funcionam na sexta-feira, sábado e segunda-feira. No domingo, somente a musculação. Já no Alto do Ipiranga, a área de musculação funciona todos os dias. Durante o feriado, não haverá aulas de ginástica nas duas unidades.

Por isso, não há desculpa. Se estiver em Mogi, deixe a preguiça de lado e venha se exercitar! Agora, se você já tiver “fugido” da cidade, então aproveite para treinar ao ar livre. Bom feriadão, galera!

16/04   PROMOÇÃO AMIGO DO PEITO VAI ATÉ 30 DE ABRIL

Amigo do PeitoNem sempre é fácil dar continuidade à rotina de treinos. Um dia está chovendo, no outro está muito frio, ou muito calor e sempre aparece uma desculpa para não ir à academia. Pois uma das melhores medidas para manter a frequência na malhação é contar com a companhia dos amigos.

Na Trainer, quem indica os amigos para treinar com a gente, além de garantir assiduidade e treinos mais divertidos, também pode ganhar uma mochila Speedo na promoção Amigo do Peito.

               Treino em dupla

Se você ainda não está participando, tem até o dia 30 de abril para indicar quantos amigos quiser para se tornarem alunos da Trainer. Quando dois deles fecharem o plano anual , você ganha uma mochila Speedo e seus amigos matriculados têm 50% de desconto na taxa de adesão.

A promoção não é cumulativa, portanto, mesmo que mais de dois indicados se tornem alunos da Trainer, quem indicou vai ganhar uma mochila, certo? Participe!

15/04   NOVAS AULAS DE ZUMBA NAS DUAS UNIDADES DA TRAINER

Você curte as aulas de Zumba? Então aproveite que, a partir da próxima semana, mais horários da modalidade serão incluídos na grade horária das unidades I e II da Trainer. Venha se divertir nesta ginástica com ritmos dançantes e ainda queimar muitas calorias.

Novas aulas de Zumba

Na unidade do Mogilar haverá mais uma aula toda segunda-feira, às 9h15. Já no Alto do Ipiranga, há aulas todas as segundas, às 18h30, e terças, às 16 horas, substituindo as aulas de Body Combat e Ritmos, respectivamente.

A mudança foi feita para atender aos pedidos dos alunos, que queriam mais opções para participar das aulas de Zumba. É preciso ficar de olho no calendário, já que segunda-feira (21) é feriado e, por isso, não haverá aulas de ginástica.

Programe-se e venha agitar na Trainer!

14/04   APRENDA A FAZER ABDOMINAIS

Selo No Pain No Gain TRainer-01Na coluna No Pain, No Gain da semana passada, o professor Marcos Pudo explicou como funcionam e quais sãos os resultados dos exercícios abdominais (veja aqui). Nesta segunda-feira vamos aprender como esse tipo de exercício deve ser feito.

Fazer abdominais de forma correta é muito difícil, porque exige grande controle e consciência corporal e, claro, um profissional qualificado para observar e orientar possíveis incorreções no movimento.

Quem faz o exercício de forma errada acaba sentindo dores nas costas. Isso porque o reto femural e os iliopsoas, que são músculos auxiliares, flexionam e a anteversão do quadril aumenta a curvatura da região lombar (hiperextensão), comprimindo os discos intervertebrais, o que leva à fadiga desses músculos trabalhados e à dor nesta região.

Existe uma grande variedade de exercícios para a região abdominal, o que favorece ainda mais a forma incorreta de praticá-los. Como muito se fala e pouco se ensina sobre esta atividade, vamos explicar a maneira tradicional e mais básica para aprender a fazer o abdominal.

A posição inicial do exercício é a flexão do quadril. No abdominal tradicional, chamado de crunch, os pés ficam apoiados no solo e os joelhos e quadril flexionados. Já as mãos devem ficar atrás da cabeça. Depois, é só flexionar o tronco sem permitir que a região lombar saia do solo. Isto vai garantir maior isolamento do reto abdome, evitando que se estimule de forma intensa os flexores do quadril (reto femural e iliopsoas).

Este exercício é o mais indicado e seguro para pessoas que estão iniciando seu treinamento ou utilizam os exercícios abdominais para completar seu programa. Faça de três a seis séries de 10 a 20 repetições e para garantir bons resultados. À medida que se evolui na força, é preciso aumentar a sobrecarga do exercício. E é aí que novamente podem ocorrer erros. Por isso, preste atenção aos movimentos sempre.

Agora que você já sabe como fazer de forma correta o exercício abdominal tradicional, procure um profissional qualificado para orientá-lo a fazer todas as suas variações. Dessa forma, além do seu treino não ficar monótono, você não sentirá desconforto nas costas (região lombar) ou no pescoço (região cervical).

Mito
Quase todas as mulheres acreditam que sentir dor na região inferior do abdome (abaixo do umbigo) próximo ao quadril é um indicador de que a gordura da região está diminuindo. Por isso, vale a pena destacar: a gordura não diminui quando você sente dor, já a sensação de fadiga na região só será sentida quando você tiver grande consciência corporal e orientação de um profissional qualificado.

Moral da história: tire a bunda do sofá e vá treinar corretamente!

11/04   REUNIÃO DO PROGRAMA HIPERTROFIA NO DIA 23 DE ABRIL

Trainer hipertrofia logo-01Ficar forte e com o corpo definido requer muito treino e dedicação e os resultados nem sempre chegam dentro do tempo esperado. Mas, com o programa Hipertrofia, da Trainer, os alunos alcançam os objetivos muito mais rápido.

Se você está em busca do corpo dos seus sonhos, aproveite que no próximo dia 23 acontece mais uma reunião do programa para dar início à nova turma. O encontro será às 19h30, no Centro Esportivo da UMC, ao lado da Trainer do Mogilar.

Para participar é preciso estar matriculado em uma das unidades da Trainer e se inscrever preenchendo o formulário aqui no blog. As inscrições terminam dia 22 de abril e os interessados devem fazer uma avaliação física com o professor responsável pelo treino da área de musculação.

É importante participar da reunião porque serão dadas orientações sobre os treinos, alimentação e suplementos.

Hipertrofia
O programa é para homens que querem ganhar massa muscular com resultados significativos. Mesmo para quem já treina há muito tempo, o Hipertrofia garante resultados mais rápidos. Procure também amigo que queira fazer parte do programa, pois os treinos do Hipertrofia são em dupla.

 

10/04   ESTÁ GRÁVIDA? ENTÃO FAÇA PILATES!

Fazer pilates em aparelhos traz uma série de benefícios para as gestantes, tanto durante quanto após a gravidez, auxiliando na prevenção a diabetes gestacional, ansiedade e a depressão pós-parto.

“A palavra de ordem é gravidez saudável e o pilates é indicado por ser uma atividade de baixo risco e com vários benefícios. É claro que a prática de uma atividade física durante a gravidez precisa de um aval médico, que costuma liberar após o primeiro trimestre”, explica a professora de pilates, Francini Pires.

pilates-gravida

Durante a gravidez
O método auxilia na prevenção ou melhora da dor lombar, que acomete entre 50% e 80% das gestantes, principalmente nos últimos meses, quando a barriga está maior. Os exercícios para os membros inferiores ainda melhoram a circulação, diminuindo dores e inchaços nas pernas.

Além disso, fortalece a região abdominal e o assoalho pélvico prevenindo o afastamento do músculo reto abdominal, chamado de diástase abdominal, e aumentando a força para segurar o peso do bebê e a capacidade de estirar e relaxar durante o parto.

“O pilates trabalha a consciência corporal, fazendo com que a grávida perceba melhor suas dimensões. Melhora o equilíbrio, já que o aumento abdominal modifica o centro de gravidade da futura mamãe e ajuda a estabilizar as articulações que são modificadas por conta dos hormônios da gestação. Assim os músculos e articulações ficam fortalecidos, prevenindo as lesões”.

Parto
Como os exercícios trabalham com a respiração, os músculos do tronco são ativados e a postura corrigida. Assim, há melhora na sensação de cansaço, principalmente no último trimestre, e ajuda na preparação para a hora do parto, se for normal.

Pós-parto
O trabalho nos músculos do assoalho pélvico auxiliam ainda no pós-parto, uma vez que beneficiam a recuperação e cicatrização, a recuperação da qualidade muscular e previne a incontinência urinária, sem contar o fortalecimento dos membros superiores que é importante para os cuidados com o bebê e a amamentação.

“No pilates cada aluna tem suas particularidades e os exercícios serão propostos de forma individual, com acompanhamento adequado das professoras da Trainer, que estão preparadas para receber as futuras mamães”.

O Estúdio de Pilates da Trainer, onde são feitas as aulas em aparelhos, funciona nas duas unidades da academia – Mogilar e Alto do Ipiranga.

09/04   ACORDE MAIS TARDE NO SÁBADO

Neste sábado (12) está liberado acordar mais tarde. É que as aulas de ginástica nas duas unidades da Trainer acontecem somente no período da tarde. Durma mais, mas não perca a hora do treino!!!

A programação do sabadão inclui Circuito e Ritmos, na Trainer do Mogilar. Já no Alto do Ipiranga, as aulas são o combo de Step e Abdome e Ritmos.

Cartaz Trainer 12-04-01

Além das aulas de ginástica, no final de semana, as áreas de musculação estão abertas nas duas unidades.

Venha malhar no fim de semana!

08/04   PROFESSORES DA NATAÇÃO E HIDRO PARTICIPAM DE CURSOS DE ATUALIZAÇÃO

Os professores da Natação e Hidroginástica da Trainer vão participar de palestras e treinamentos para atualização. Serão aulas teóricas e práticas que acontecem na unidade da Trainer no Mogilar, divididas nas categorias: Hidroginástica, Natação Adulto e Natação Infantil e Bebê.

O objetivo é aumentar a qualidade das aulas, qualificar e motivar os professores, que aprendem técnicas novas e têm orientação na montagem de planilhas de treino e novas coreografias. Para os alunos, essas atualizações são sentidas automaticamente nas aulas e também nos resultados.

natacao1

“Nosso objetivo é que os professores estejam mais preparados, qualificados e por dentro das novidades para atender às necessidades dos alunos, que têm como benefícios a variação dos treinamentos atuais, professores motivados e atualizados fazendo com que eles obtenham resultados ainda melhores”, comenta o coordenador da Natação, Marcelo Cursino.

Natação Adulto
O treinamento dos professores da Natação Adulto começou em março. Serão quatro módulos de com aulas teóricas e práticas ministradas pelo professor Murilo Monteiro Santos, educador físico com especialização em Natação pela Universidade do Alabama e pelo Jack Nelson Swin Camp, na Flórida.

A programação de aulas inclui temas como postura profissional, aprendizagem técnica e prática dos quatro tipos de nado, montagem de planilhas de treinamentos e acompanhamento da aplicação das técnicas desenvolvidas nas palestras.

Natação Infantil e Bebê
A atualização dos professores da natação para crianças e bebês está marcada para 27 de abril. O treinamento será dado pela educadora física Sandra Rossi, que é referência nas aulas para os pequenos. Será um dia inteiro com aulas teóricas e práticas.

Hidroginástica
Já os professores da Hidro participaram da palestra de atualização no último domingo de março (30), ministrada pela educadora física especialista em hidroginástica Vera Lúcia Gonçalves. Na parte teórica, os professores analisaram o resultado da reestruturação do setor, que aconteceu em 2013. Depois, todos caíram na piscina para aprender novas técnicas e incrementar as aulas.

“Percebemos a importância de mudar as aulas e coreografias pelos resultados neste último ano, que foi o aumento na quantidade de alunos e a melhoria na qualidade das aulas e na estrutura. Fazer sempre a mesma aula não estimula, por isso estamos mudando a intensidade, coreografias e a rotina das aulas”.

Veja as fotos do treinamento da hidro.

treinamento hidrotreinamento hirdro5

treinamento hidro2

treinamento hidro3

 

07/04   ABDOMINAL: VOCÊ ESTÁ FAZENDO ISSO ERRADO!

Selo No Pain No Gain TRainer-01Na coluna No Pain, No Gain desta semana, o professor Marcos Pudo fala sobre os exercícios abdominais. Você sabe para que servem? E como executá-los com eficiência? Então, veja as orientações na coluna.

A grande maioria das pessoas acredita e faz exercícios abdominais na esperança de emagrecer e definir essa região do corpo, tão valorizada esteticamente. Entretanto, não se consegue as duas coisas apenas com este tipo de exercício.

Essa região é composta pelos músculos: reto do abdome, oblíquo externo, oblíquo interno e transverso do abdome, que tem como função sustentar as vísceras na região abdominal, ajudar na postura e, como ações principais, flexionar o tronco (reto do abdome), inclinar lateralmente e rodar o tronco (oblíquos) e encolher a barriga (transverso).

Quando fazemos os exercícios nessa região estimulamos a musculatura, que responderá aumentando seu volume (hipertrofia). Porém, os exercícios localizados não utilizam gordura e sim a glicose e o glicogênio muscular como substrato energético. E, embora qualquer movimento ou exercício aumente seu gasto calórico - inclusive os abdominais -, isso não quer dizer que vai emagrecer e perder medidas.

Os exercícios abdominais devem compor seu programa de exercícios, seja musculação, caminhada ou corrida, natação e etc. Como são músculos antigravitacionais, que evitam a sobrecarga sobre sua coluna vertebral, devem ser exercitados três vezes por semana, intercalados por dias de descanso.

Vale lembrar que emagrecimento e definição são sinônimos de um corpo com baixo percentual de gordura. Para que isso ocorra, existe a necessidade de se fazer um balanço calórico negativo, ou seja, gastar mais calorias durante um período de tempo do que você consome, o que significa se exercitar e comer de forma balanceada. Somente aí você terá uma musculatura mais forte e hipertrofiada e uma menor quantidade de gordura.

Realidade
Muitas pessoas fazem exercícios abdominais sozinhos ou com a utilização de equipamentos comprados pela internet, que prometem diminuir a cintura e emagrecer. Importante lembrar que, com este equipamento, você recebe “gratuitamente” uma dieta de aproximadamente 600 quilocalorias.

Com esta dieta hipocalórica de miseráveis 600 kilocalorias, na verdade, não é preciso utilizar o aparelho para emagrecer. Possivelmente nem tenha energia para usá-lo. Então, pare de acreditar no mágico e invista seu dinheiro em uma academia com profissionais qualificados a orientá-lo corretamente na melhor técnica de execução dos exercícios abdominais. Economize dinheiro e tenha resultados.

Moral da história: Tira o corpo dos aparelhos mentirosos e vá para academia treinar.

04/04   PALESTRA SOBRE EXERCÍCIO E ALIMENTAÇÃO NA TRAINER DO ALTO DO IPIRANGA

A relação entre a alimentação, os exercícios e o emagrecimento será tema de uma palestra na unidade II da Trainer. Intitulada “Emagrecimento: Entenda seu treino - Ginástica x Musculação x Alimentação”, o evento será na próxima segunda-feira (7) em dois horários: às 9h30 e 19h30.

Poderão participar somente os alunos da unidade Alto do Ipiranga, independentemente da modalidade que praticam, mas é preciso se inscrever na recepção. A entrada é gratuita.

A3 Baixa Palestra Emagrecimento Trainer

A palestra será dada pelo professor Marcos Pudo e terá orientações e dicas sobre a importância de associar os treinos à alimentação, oferecendo ao corpo estímulos diferentes. Ao final, os alunos poderão tirar dúvidas e fazer perguntas.

“O tema emagrecimento geralmente atrai mais as mulheres, mas a palestra é para todo mundo. Vamos falar sobre o tipo de treino, a forma de treinar, quais combinações devem ser feitas com a musculação e ainda quais comidas são mais indicadas conforme a atividade”, explica a coordenadora da ginástica, Fernanda Inocêncio.

No período da noite, por conta da palestra, não haverá aula de Body Pump.

03/04   VENHA AGITAR NAS AULAS DE SÁBADO

Abril começou com muita animação na Trainer com as aulas de ginástica aos sábados. É muita dança, ritmo e animação!!!

Este sábado (5) é dia de Zumba, Ritmos, Spinning e o combo Step e Abdome. Na unidade do Mogilar as aulas são pela manhã e, no Alto do Ipiranga, a programação é no período da tarde.

Cartaz Trainer 05-04-r03

Vale lembrar que a ginástica aos sábados não tem horários fixos. É feito um revezamento de aulas e professores, dando a oportunidade dos alunos praticarem todas as modalidades.

Aos sábados também estão abertas as áreas de musculação das duas unidades.

Esperamos vocês.

02/04   RESULTADOS DO 8º TORNEIO OUTONO DE NATAÇÃO

No último sábado (29), atletas de várias idades competiram no 8º Torneio Outono de Natação, organizado pela Liga Aquática do Alto Tietê. A Trainer foi representada por nadadores em diversas categorias, que deram show nas águas do Sesi Mogi das Cruzes, localizado em Brás Cubas.

Veja o desempenho dos participantes da Trainer. Se você é aluno da academia, mas se inscreveu diretamente na Liga Aquática, pode ver o resultado no site oficial da organizadora (aqui).

Resultados Torneio Natacao Trainer

A Trainer parabeniza todos os nadadores e agradece aos alunos toda a dedicação e empenho no treinamento e na competição. Por isso, não deixem de treinar.

Para quem quer começar, a Trainer tem aulas de natação nas modalidades bebês, infantil e adulto. Mais informações no site da academia (aqui).